Campanha reivindicatória: Petrobrás agenda nova reunião com a FUP para esta quarta-feira, 10, às 9h

A Petrobrás enviou documento à FUP, agendando nova rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho para a manhã desta quarta-feira, 10. A Federação espera que a empresa apresente, finalmente, sua contraproposta aos trabalhadores, contemplando as principais reivindicações da categoria, inclusive as econômicas. A FUP deu prazo até quinta-feira, 11, para uma resposta da Petrobrás.

Os trabalhadores petroleiros reivindicam um acordo único para todo o Sistema Petrobrás, aumento real de 5%, transparência no cumprimento da aposentadoria especial, auxílio ensino educacional para os cursos de nível superior, inclusão de pai e mãe na AMS, gestão da AMS e da Petros, reconhecimento da periculosidade, OLT, recomposição dos efetivos com foco na primeirização e no crescimento da empresa, nova política de SMS, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, horário in-itínere para os dias de desembarque nas unidades marítimas e terrestres, igualdade de condições de trabalho para os terceirizados, entre outras bandeiras de luta.

PCAC: Petrobrás apresenta número de trabalhadores que podem ser contemplados com a reparação dos níveis. FUP cobra pagamento ainda em outubro

As unidades da Petrobrás finalizaram o levantamento dos trabalhadores que estão aptos a receber a reparação de níveis, conquistada pela FUP na negociação do novo PCAC. Serão contemplados todos os trabalhadores que estavam na empresa até janeiro de 2007 e foram prejudicados durante o governo FHC com o congelamento de até quatro níveis na tabela salarial. A Petrobrás informou que foram identificados 3.836 petroleiros que deixaram de receber níveis entre primeiro de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2002. Destes 3.836 trabalhadores, 1.419 são do Abastecimento, 1.941 são do E&P e 476 são das demais áreas da companhia.

O RH corporativo já está realizando a conferência das fichas funcionais de cada um destes trabalhadores para implementar a reparação. A FUP tem cobrado que o pagamento seja feito pela Petrobrás ainda neste mês de outubro, através de folha suplementar, já que a empresa informou que não haverá tempo hábil para efetuar a reparação na folha do dia 25. Após a reparação dos níveis devidos aos trabalhadores prejudicados no governo FHC, a Comissão de Acompanhamento do PCAC verificará se haverá trabalhadores há mais de dez anos no mesmo cargo, que ainda estejam enquadrados como júnior. Os casos identificados serão resolvidos, com o reenquadramento para pleno, conforme garantido na negociação do PCAC. A FUP ressalta que todas estas conquistas são retroativas a janeiro de 2007.

Conselho Nacional de Aposentados reúne-se no Rio nesta terça-feira, 09

Cerca de 40 aposentados e pensionistas, representantes dos sindicatos filiados à FUP, participam nesta terça-feira do Conselho Nacional de Aposentados, no Rio de Janeiro. A reunião foi convocada pela direção da FUP para debater a campanha reivindicatória, com foco nas questões relacionada à AMS e Petros e demais pleitos da pauta da categoria que tenham impacto para os aposentados e pensionistas. O Conselho também discutirá os desdobramentos da repactuação do Plano Petros, como a homologação do acordo judicial e a aprovação das mudanças regulamentares, o pagamento dos novos benefícios, as eleições para os diretores da Petros e membros dos conselhos gestores dos planos Petros e Petros 2, além de outras questões, como a organização sindical dos aposentados e pensionistas. O resultado do Conselho Nacional de Aposentados será divulgado pela FUP ainda esta semana.

Informe FUP – 09.10.2007