Campanha Reivindicatória: Petrobrás rejeita calendário proposto pela FUP e quer empurrar negociação para 22/09

Ao protocolar a Pauta de Reivindicações dos trabalhadores na segunda-feira, 31, a FUP também apresentou à Petrobrás um calendário para as rodadas de negociação do Acordo Coletivo 2009/2011, junto com o Termo de Manutenção da Data Base. A Federação propôs iniciar no dia 08 o processo de negociação – com rodadas nos dias 10, 15, 17 e 22 de setembro – e estabeleceu prazo até o dia 29 para que empresa responda as reivindicações dos trabalhadores.

A Petrobrás, no entanto, rejeitou o calendário apresentado pela FUP e propôs a primeira reunião para o dia 22 de setembro, data em que a Federação já queria estar concluindo esta primeira etapa da negociação do ACT. O calendário apresentado pela empresa concentra toda a negociação em uma só semana, com reuniões nos dias 22, 23, 24 e 25, o que foi refutado pela FUP, que discordou da agenda proposta pela Petrobrás. A Federação está tentando construir um calendário alternativo de negociação, mantendo o prazo até o dia 29 para que a empresa responda as reivindicações dos trabalhadores.

O petróleo tem que ser nosso: FUP participa de audiência pública no Senado, nesta quinta-feira

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, participa de audiência pública no Senado Federal, em Brasília, nesta quinta-feira, 03, para debater a proposta dos trabalhadores e movimentos sociais para a Nova Lei do Petróleo. A audiência será na Sala 2 do Senado, a partir das 09 horas. Também serão ouvidos na audiência representantes da CUT, CTB, Sindipetro-RJ, Aepet e Via Campesina.

Na semana passada, a Federação protocolou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado o anteprojeto dos trabalhadores, que foi apresentado à Câmara dos Deputados como Projeto de Lei 5891/2009. A proposta visa garantir o controle integral do Estado sobre o petróleo, a transformação da Petrobrás em empresa 100% estatal e pública e a destinação destes recursos para o combate às desigualdades sociais.