Carnaval: confira opções de blocos em Campos e Macaé que mantêm o espírito de luta

Não é de hoje que a luta sindical e dos movimentos sociais também se faz no Carnaval. De enredos históricos que desafiaram até a censura nos anos 80 ao espírito de contestação de milhares de blocos por todo o país, a crítica e a reivindicação sempre estiveram presentes nesta festa de grande expressão popular. O Sindipetro-NF tem participado deste momento, ao longo dos anos, por meio do apoio a blocos e a outras iniciativas carnavalescas que estão afinados com este compromisso de luta em meio à folia.

O sindicato sugere a participação da categoria em alguns destes blocos, para valorizar o esforço e a organização de centenas de pessoas que ajudam a popularizar os temas sindicais e sociais. Um dos mais históricos é o bloco Vaca Valiosa, do Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região, que tomará as ruas, pela 14ª vez, nesta quinta, 8, com concentração às 15h na sede social do sindicato, acompanhado pela bateria da escola de samba (GRES) Ururau da Lapa.

Na sexta, 9, outra boa pedida, dessa vez em Macaé, é o bloco Panelada de Crioula, às 18h, na Praia de Cavaleiros. O Panelada de Crioula foi fundado em 20 de novembro de 2008, Dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares e Dandara, com o objetivo de valorizar a cultura popular e o carnaval de rua.

Também em Macaé, do sábado, 10, à terça, 13, sempre às 20h, a dica é o Bloco do Bené, em Cavaleiros. O bloco foi fundado em 2009 para homenagear o músico, flautista e compositor Benedito Lacerda. O artista macaense gravou com os maiores astros da era de ouro do rádio como Francisco Alves, Carmem Miranda, Silvio Caldas e Pixinguinha.

Rock no pós

E no pós-Carnaval também tem boa opção. O Bloco Every Bode, único na região especializado em rock, vai sair no dia 16 de fevereiro, com concentração na Praça São Salvador, em Campos dos Goytacazes, a partir das 18h. Entre as atrações estarão Tubarão Martelo (banda liderada pelo petroleiro Kiko Anderson), Madame Bardot e DJ Jason.

Apoio

No domingo passado, o Sindipetro-NF apoiou a realização do pré-Carnaval da associação Raízes de Aruanda, em Macaé. Por meio da capoeira do mestre Dengo, a entidade valoriza a cultura popular.