Caso P-31 detona mobilização de 48 horas nas plataformas e em Cabiúnas

O Sindipetro-NF vai indicar nos próximos dias, para os petroleiros das plataformas da Bacia de Campos e da Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas, a realização de um grande protesto de 48 horas a partir de 0h do dia 31 de agosto. A data é uma referência a um dos locais mais crônicos de perseguição na Bacia de Campos, a plataforma P-31, onde os trabalhadores estão em Operação Padrão e, entre outros outros abusos, ocorreu nesta semana a transferência arbitrária de um petroleiro que recentemente saiu da Cipa.

As Assembleias para avaliação do indicativo serão chamadas apenas na semana da mobilização, e o tipo de manifestação será informada às vésperas da atividade. O objetivo é protestar contra as perseguições a cipistas, militantes e líderes que também acontecem em diversas plataformas e no terminal. Desde a posse do atual presidente da Petrobrás, Pedro Parente, aumentaram os casos de abusos gerenciais, arbitrariedades e práticas antissindicais em vários pontos da companhia. O mesmo ocorre na Transpetro.

Edições recentes do boletim Nascente têm noticiado casos de punições injustas, transferências por motivos infundados, entre outras formas de perseguição a trabalhadores que participam das mobilizações. Para o Sindipetro-NF, a categoria não aceita a coação da gestão e tem um histórico de luta em defesa da liberdade de organização e reivindicação.

O sindicato orienta a categoria a enviar informações sobre casos de perseguições e punições nos seus locais de trabalho ([email protected]).