Casos de assédio também em P-08 e P-20

Depois de registrados aqui no site os casos de assédio moral em PRA-1 e em P-32 durante o movimento de greve na última segunda-feira, o Sindipetro-NF recebeu novos relatos de trabalhadores sobre o mesmo comportamento de gerentes. Desta vez, em P-08 e em P-20.

Na P-08, o geplat ameaçou os trabalhadores com prejuízos nas promoções caso aderissem ao movimento.

“O geplat embarcado citou que os níveis do plano de aceleração da carreira junior depende da aprovação gerencial e a adesão ao movimento poderia prejudicar tal aprovação. O gerente setorial afirmou várias vezes que a adesão ao movimento teria consequências para os grevistas. Coordenadores faziam a seguinte afirmação referindo-se aos gerentes, “os caras vão pegar pesado” na retaliação”, contaram os trabalhadores por e-mail.

Na P-20, dois gerentes, por vídeoconferência, chegaram a ameaçar os petroleiros com demissões:

“Trabalhadores da P-20 no domingo a noite, antes da mobilização de greve, foram convocados para uma conversa em vídeoconferência com o Gerente Setorial Cassiano e o Gerente Guilherme Pinheiro. O teor da conversa foi intimidador e com ameaças de que poderiam haver demissões. Na segunda feira pela manhã os coordenadores foram obrigados a fazer um levantamento com o nome de todos os funcionários que estavam e estariam, caso houvesse continuado, na greve”, relataram os petroleiros.

O Departamento Jurídico do Sindipetro-NF está reunindo todos estes relatos e orienta que o máximo de provas possíveis sejam colhidas pelos trabalhadores sobre estas ocorrências. O sindicato acionará judicialmente a empresa e, individualmente, os assediadores.