Categoria alerta sindicato sobre abalroamento na P-48

Segundo informações da categoria, na noite da última sexta-feria a plataforma P-48 sofreu um abalroamento em sua popa por um rebocador. Ainda segundo os relatos, o impacto foi sentido em todo casario e o alarme foi acionado.

O SindipetroNF apurou que não houve danos aparentes no casco, todavia o sindicato orienta os petroleiros e petroleiras da P-48 a realizar uma reunião extraordinária de CIPA caso acreditem que esse acidente trouxe algum tipo de dano para a plataforma ou mesmo para os trabalhadores e trabalhadoras embarcados que passaram pelo susto do impacto no casario e do alarme de emergência.

Resposta do SMS

Consultada, a gerência de SMS da Uo-Rio respondeu que houve sim o abalroamento e que “não houve danos que comprometam a segurança da unidade”. Ainda segundo a gestão, o fato já foi comunicado à Marinha, não houve feridos e a unidade está operando em segurança: “O alarme foi acionado conforme previsto no plano de emergência. Vamos investigar o que motivou a falha na embarcação de apoio”, completa a mensagem enviada ao sindicato.

O SindipetroNF lamenta que o comunicado do SMS tenha existido apenas depois que a gerência foi acionada pela diretoria e lembra que, como representante legítimo dos trabalhadores e trabalhadoras, deveria ser avisado de acidentes o mais rápido possível. “A Uo-Rio, infelizmente,vem sistematicamente enfraquecendo as suas relações com a instituição sindical e, consequentemente, se afastando dos trabalhadores que fazem dela referência na produção mundial de águas ultraprofundas” diz Tadeu Porto, diretor de comunicação do SindipetroNF. Para Porto, esse tipo de atitude antissindical é precedente de tragédias e a gerência da Uo-Rio deveria rever sua postura: “A P-36 não afundou por simples explosão, mas por uma série de erros que, entre outras coisas, atropelou as vozes dos petroleiros e petroleiras que já alertavam para os problemas na unidade. Que a empresa não se esqueça desse fato, pois não queremos ver a farsa virar  outra tragédia”, ressaltou o diretor.