Categoria continua pronta para deflagrar greve a qualquer momento

Após um dia de contatos intens os com a categoria nas bases e aeroportos e de adesões ao movimento iminente de greve, a diretoria do Sindipetro-NF voltou a participar, no final da noite de ontém,23, de uma transmissão ao vivo pela Facebook, site da entidade e da rádio para interagir com os trabalhadores e dar orientações sobre a greve.

A entidade reforça o chamado para que todos permaneçam atentos aos informes sindicais por meio dos seus canais oficiais. O sindicato segue monitorando os passos da Petrobrás, com informações da categoria sobre o embarque dos pelegos das equipes de contingência, para decidir o momento exato do início da paralisação.

A orientação geral é de manutenção de muita unidade, serenidade e firmeza, em sintonia fina com o sindicato. Quem tem razões para estar apreensivos são os gestores da companhia, não os trabalhadores.

Os diretores do NF também lembraram a importância de ampliar a adesão ao indicativo de paralisação, que já está bastante forte e pode ficar ainda mais robusto, com a demonstração de grande disposição de luta da categoria. Na quarta, 22, as plataformas P-40 e P-43 enviaram atas com adesões ao movimento.

O sindicato também esclareceu as dúvidas dos petroleiros sobre a tentativa da Petrobrás em envolver o TST nas negociações. O NF considera pertinente o entendimento da FUP de que, neste momento, não é possível confiar em uma moderação do TST, e que este movimento da companhia é apenas uma forma de buscar levar o jogo para o campo dela.

A Federação e os sindicatos cobram da empresa é respeito aos trabalhadores, que só chegaram a adotar a medida extrema de aprovar uma greve em razão do comportamento da gestão da companhia nas negociações. Os trabalhadores não aceitam o descumprimento de acordo, o rebaixamento de salários e a continuidade dessa política de desmonte privatizante e entreguista.