Categoria denuncia vazamento de gás em P-53

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que nas primeiras horas de sexta, 24, ocorreu um grande vazamento de gás no separador da P-53. A informação mais uma vez veio da categoria e não da Petrobrás.

Ao ser questionado, o Setor de SMS da UO-Rio informou que se tratava de um pequeno vazamento de gás combustível. Houve fechamento automático da válvula de shut down e isolamento do sistema de gás combustível. A empresa disse ainda que a investigação será conduzida pela equipe de bordo com suporte técnico da equipe de terra.

Para o NF a empresa está tratando o vazamento como se fosse algo pequeno, mas a categoria informa o contrário, já que o sindicato sabe que a planta de operação da unidade ficou parada até domingo, 26, no mínimo. Essa não foi a única vez que aconteceu vazamento A categoria alerta diversos problemas de vazamento de gás, inclusive para o fato que a plataforma não tem estrutura para receber poços do pré sal e atualmente tem quatro poços ligados a ela.

Há também o agravante do baixo efetivo, já que no turno da noite alguns postos ficam sem operador para atuar. “Eu tive a oportunidade de estar na P-53 numa reunião de Cipa, há pouco mais de um mês e pude verificar e denunciar in loco a questão do baixo efetivo. É uma pena ver que a a plataforma tratou com tanto descaso essa denúncia do sindicato. Agora vamos levar aos órgãos competentes, para tentar evitar uma nova tragédia que está anunciada na Bacia de Campos” – critica o diretor do NF, Tadeu Porto.

A diretoria do sindicato irá preparar uma denuncia à Agência Nacional de Petróleo, questionando se a Petrobrás realizou algum tipo de gestão de mudança para que a unidade recebesse poços do pré sal. Além disso, irá consultar o Spie da unidade obre o problema recorrente dos vazamentos.