Categoria levanta efetivo em protesto contra mortes

Para marcar o Dia Nacional em Defesa da Vida, convocado pela FUP em protesto contra três mortes recentes no Setor Petróleo e o crescimento da insegurança nas áreas operacionais na gestão Pedro Parente, o Sindipetro-NF realiza nesta segunda, 19, setoriais nos aeroportos e na base de Cabiúnas, além de indicar para plataformas e UMS a realização de assembleia para que cada unidade liste a sua situação de efetivo.

O sindicato indica aos petroleiros e petroleiras das áreas operacionais (plataformas e Cabiúnas) que informem os seguintes dados à entidade: número de efetivo que havia antes da realização de dois PIDVs (Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário), número de efetivo atual e o número de efetivo que seria necessário para a operação segura da unidade.

A entidade também quer conhecer a relação nominal dos integrantes das brigadas de incêndio, solicitando à categoria que informe o POB da unidade (pessoal a bordo) e esta listagem de brigadistas.

Desde 1º de janeiro deste ano, 20 casos de acidentes ou intoxicações foram registradas pelo sindicato na Bacia de Campos. No mais grave deles, três petroleiros morreram em decorrência da explosão de uma caldeira no NS-32, no último dia 9.

“Vai acontecer uma nova grande tragédia se nada for feito. A categoria precisa reagir e enfrentar esse desmonte que gera insegurança, precarização do trabalho e entrega do patrimônio nacional”, afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda.

Acidentes 2017

Acidentes na Bacia de Campos em 2017:

12 de junho – Incêndio em P-35
10 de junho – Queda de escada em P-32
09 de junho – Explosão de caldeira em NS 32 (três trabalhadores mortos)
29 de Maio – Manifesto da UTGCAB denuncia intoxicação
26 de maio – Incêndio em P-33
25 de maio – Incêndio em P-33
23 de abril – Petroleiro inala H2S em P-63
17 de abril – Incêndio em Cabiúnas
17 de abril – Acidente com Helicóptero em SS-76
01 de abril – Vazamento de óleo em P-48