Fórum em Defesa dos Participantes da Petros convoca um grande ato nacional para o dia 13 de agosto, a partir das 12h, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro. A mobilização tem como objetivo pressionar a Petrobrás a fechar um acordo judicial robusto para viabilizar o novo plano de previdência complementar, sem os pesados Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) que chegam a comprometer até 30% dos benefícios dos aposentados e pensionistas.
A proposta foi apresentada em live conjunta promovida por entidades como FUP, FNP, Fenaspe, Conttmaff e Ambep, com mediação da FUP. A iniciativa detalhou os 16 critérios negociados na Comissão Quadripartite para garantir um novo plano com benefício líquido equivalente ao modelo atual, mas sem os equacionamentos
Principais reivindicações
Os organizadores reforçam que o novo plano deve ser de Contribuição Definida (CD), porém com garantias semelhantes aos atuais Planos de Benefício Definido (BD) do PPSP pós‑70, incluindo:
-
rendimento vitalício corrigido pelo IPCA;
-
fundo garantidor coletivo (FGBC);
-
abono anual (13º benefício), pensão por morte e pecúlio;
-
ausência de PEDs futuros ou extraordinários;
-
mobilização de aportes da Petrobrás para preservar os benefícios líquidos
Para que o novo plano seja viável, é necessário garantir aportes contundentes da Petrobrás — estimados em torno de R$ 18 a 20 bilhões, embora a estatal tenha sinalizado cerca de R$ 8,4 bilhões . A mobilização da categoria, com forte adesão ao ato, é considerada essencial para pressionar por um acordo ampliado.
Sindipetro‑NF organiza caravana para ato no Rio de Janeiro
O Sindipetro‑NF confirmou que vai promover uma caravana da base para o ato do dia 13 no Edisen. Vai ter ônibus saindo Campos, às 6h da manhã e de Macaé, às 7h, os interessados devem enviar seus nomes e de seus acompanhantes para 22- 981780079 (Ivana).
Essa iniciativa do Sindipetro‑NF reforça a estratégia nacional que é de articular caravanas estaduais para garantir presença significativa e pressão em favor de um acordo judicial vantajoso, capaz de eliminar os PEDs e proteger os benefícios dos participantes e assistidos.
“A expectativa é que seja o maior ato que já fizemos até agora! O Sindipetro-NF se comprometeu a não medir esforços para garantir o transporte, colocando quantos ônibus forem necessários para levar o máximo possível de pessoas ao Rio de Janeiro” – afirmou o diretor do Sindipetro-NF, Marcos Botelho .
Ele faz um apelo direto à categoria, para trazer à luta aqueles que sofrem o desconto no bolso, mas que podem estar desinformados ou desmobilizados.”Chamem quem vocês puderem! Principalmente aqueles que vocês sabem que estão pagando PEDs, e não estão acompanhando nossas reuniões.”
Serviço:
-
Ato Nacional de Aposentados e Pensionistas contra os PEDs
-
Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025
-
Em frente ao Edifício Senado (Av. República do Chile, 65 – Centro, Rio de Janeiro) – Sede da Petrobras
-
Como: Vestindo camisa ou casaco LARANJA
-
Transporte: O Sindipetro-NF providenciará ônibus. Entre em contato com o sindicato para garantir sua vaga.
Contato Sindipetro-NF:
22 98178-0079 – Ivana em Campos
22 99996-8096 – Ezequiel em Macaé