Do Boletim Nascente – Os próximos dias serão de sintonia fina entre a categoria e o sindicato. Aprovado — por 61%, com 23% contrários e 16% de abstenções — o indicativo de greve por tempo determinado a partir desta segunda, 25, até a sexta, 29, a atuação dos trabalhadores e trabalhadoras passa a estar voltada para o movimento paredista. O aviso de greve foi formalizado ontem pela FUP junto à Petrobrás e à Transpetro.
Além do indicativo de greve, as assembleias aprovaram — por 89%, com 9% contrários e 2% de abstenções — o referendo à reivindicação da FUP para que o ACT seja cumprido em suas cláusulas 41 e 86, sobre efetivo e empregabilidade, e 73, sobre a abolição do uso de metas de SMS como critério para avaliação de empregados. A demanda também foi protocolada no Ministério Público do Trabalho.
O sindicato vai divulgar hoje, às 19h30, no Face to Face, as orientações para a categoria sobre os procedimentos da greve. Outra transmissão ao vivo no Facebook será realizada na noite do domingo. Além das atividades internas na empresa, para pressionar pelo cumprimento do ACT, serão realizadas atividades públicas para conscientizar a sociedade sobre os ataques à Petrobrás e ao País.
O NF chama toda a categoria à participação na greve, que terá importância decisiva para a sobrevivência da Petrobrás, dos empregos e dos direitos.