Centrais sindicais e movimentos sociais na luta contra o retrocesso

Soberania nacional, nova lei do petróleo e eleição presidencial são alguns dos temas que serão debatidos em dois eventos históricos em São Paulo

Na segunda (31) e terça-feira (01), os movimentos sociais e as centrais sindicais realizam em São Paulo dois eventos históricos para definir uma agenda unitária de propostas e políticas para um projeto nacional de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho.
Trabalhadores, estudantes e representantes de movimentos populares organizados de todos os estados do país participarão dos debates e irão deliberar sobre estratégias de luta para implementação das agendas e propostas políticas que forem aprovadas.
Entre os principais eixos que serão debatidos estão soberania energética com sustentabilidade ambiental e pré-sal 100% para o povo brasileiro; políticas públicas de desenvolvimento com distribuição de renda; valorização do trabalho decente, com igualdade e inclusão social; fortalecimento da democracia, com efetiva participação popular; direitos sindicais e negociações coletivas.
Ambos os debates se transformarão em plataformas políticas dos movimentos social e sindical para as eleições de 2010, cujas pautas de reivindicações serão apresentadas ao conjunto da sociedade.

31/05, Assembléia Nacional da CMS

A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) realizará uma assembléia nacional, na segunda-feira, 31 na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo. São esperadas cerca de três mil pessoas, de várias regiões do país, representando as 28 entidades que compõem a CMS, entre movimentos de moradia, estudantis, trabalhadores, sem terra, sem teto, desempregados, além de intelectuais, comunicadores, pastorais e diversos sindicatos. A participação é aberta, sem necessidade de credenciamento prévio. Maiores informações:

01/06, Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

Mais de 30 mil lideranças e militantes da CUT, Força Sindical, CTB, NCST e CGTB são esperados para a histórica Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que acontecerá no dia 1º de junho, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O evento é uma iniciativa inédita, que marcará a trajetória do movimento sindical brasileiro, através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores na construção de um país soberano e com justiça social. Na agenda dos debates e deliberações, além da luta pela soberania, fortalecimento da democracia e desenvolvimento com valorização do trabalho, as centrais sindicais têm como determinação impedir o retrocesso. Maiores informações:

Petroleiros se preparam para a II Plenafup,que será realizada de 03 a 05/06, em Brasília

Os sindicatos encerraram na última semana as assembléias e congressos regionais para eleição dos delegados que participarão da II Plenária Nacional da FUP, que começa no próximo dia 03, em Brasília. Sob o tema “Soberania com sustentabilidade, sem retrocesso”, a Plenafup está inserida em um momento político de extrema relevância para a classe trabalhadora brasileira e, em especial, os petroleiros. O ano de 2010 marca os 15 anos da maior greve da categoria; a definição de uma nova legislação para a indústria de petróleo; e a eleição presidencial.
É neste contexto, de acirradas disputas políticas, que a FUP escolheu Brasília para sediar o evento, que prossegue até o dia 05, quando será realizada a plenária final. São esperados 150 delegados e delegadas, eleitos nas bases sindicais da Federação e representantes das oposições reconhecidas pela Federação. Somando os observadores, convidados e assessores, ao todo, cerca de 200 pessoas devem participar dos três dias de debates da II Plenafup.
Acesse a programação:
www.fup.org.br/noticias.php?id=4024

Encontro Nacional dos Petroleiros do Setor Privado começa nesta sexta, 28

Começa nesta sexta-feira, 28, o II Encontro Nacional dos Petroleiros do Setor Privado, realizado pela FUP. O evento prossegue até sábado, 29, em Catu, na Bahia (uma das principais bases do estado de produção terrestre de petróleo), com participação de representantes dos sindicatos filiados e das oposições reconhecidas. Os trabalhadores irão discutir e deliberar sobre a pauta de reivindicações que será levada à II PlenaFup, assim como, plano de luta e a situação da sondagem terrestre na Petrobrás.
 Além de discutir as campanhas e calendários para 2010, os trabalhadores do setor privado farão um balanço das negociações passadas e debaterão questões como previdência complementar, economia solidária, acordos nacionais pendentes, precarização das condições de trabalho dos terceirizados no Sistema Petrobrás, antecipação das agendas de negociação do segundo semestre, entre outros pontos de pauta. Confira a programação:
www.fup.org.br/ noticias.php?id=4019

PLR no Sistema Petrobrás: FUP continua cobrando nova proposta e transparência na negociação

Ao longo dos últimos dias, a FUP continuou cobrando da Petrobrás a apresentação de uma nova proposta para pagamento da PLR 2009, assim como as informações necessárias para dar transparência ao processo de negociação. A Federação tem reiterado que a proposta apresentada pela empresa, além de incompleta, é insuficiente, pois está aquém dos resultados construídos pelos trabalhadores. A Petrobrás ainda não apresentou os dados cobrados pela FUP, nem sequer iniciou as negociações. Um dos pontos questionados pela Federação é o conceito utilizado pela empresa de remuneração normal, o que coloca em dúvida a relação 2,5 entre o teto e o piso.

FUP e sindicatos debatem formação política sindical

Na quinta-feira, 27, foi realizado o primeiro Encontro Nacional de Formação Política e Sindical da FUP. As Secretarias de Formação dos sindicatos filiados debateram novas estratégias de capacitação política dos dirigentes sindicais e o desenvolvimento de uma rede de comunicação que possibilite maior inserção e aproveitamento dos trabalhadores nos cursos de formação da CUT, CNQ e CTB. Uma das deliberações do Encontro foi a organização de um Seminário Nacional de Formação da FUP.
Leia íntegra da matéria:
www.fup.org.br/noticias.php?id=4023

CUT cobra que Lula aprove reajuste para aposentadorias e fim do fator previdenciário

Em nota pública, a Executiva Nacional da CUT reitera ao presidente Lula que sancione o reajuste de 7,7% para as aposentadorias acima do salário mínimo e também o fim do fator previdenciário. O reajuste vai beneficiar mais de oito milhões de brasileiros e brasileiras e funcionar como mais um fator de incremento da renda. O fim do fator corrige uma série de injustiças iniciadas em 1999, durante o governo FHC.
Leia a íntegra da matéria na página da FUP: www.fup.org.br/noticias.php?id=4012