Cerca de 65% dos participantes já repactuaram!

Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para repactuação dos artigos 41 e 42 do Regulamento do Plano Petros. Com base nos termos processados até a tarde desta segunda-feira (26), a Petros já havia contabilizado 51.805 repactuações – 64,67% dos participantes e assistidos. Faltam cerca de 2% de adesão, ou seja, 1.600 novas repactuações, para atingirmos a meta de 67% necessária para implementação do Acordo que irá tornar o Plano Petros estável e seguro para todos.

Na ativa, 74% dos participantes já repactuaram. Entre os aposentados, o índice de repactuação é de quase 58% e entre os pensionistas, beira os 61%. Na REFAP, o índice de participantes e assistidos que já repactuaram é de 78%; na BR Distribuidora, de 70%; na Petros, em torno de 85%; na Petroquisa, de 61% e na Petrobrás, de 64%.

Os termos de repactuação processados até o momento pela Petros na verdade são os que foram postados até o último dia 23 pelos participantes. Seja através dos Correios ou diretamente nas unidades da Petros e nos postos de atendimentos das unidades do Sistema Petrobrás, os termos de repactuação não chegam à sede da Fundação imediatamente. Por isso, a Petros estima que o resultado final da repactuação só será divulgado no início da próxima semana, quando todos os termos forem de fato processados.

Portanto, não deixe para os últimos instantes a sua decisão. O prazo termina às 18 horas de quarta-feira (28). Aproveite a oportunidade conquistada pela categoria e participe deste que será o maior acordo da história do movimento sindical petroleiro e do sistema de previdência complementar do país.

Repactue e garanta já os benefícios do acordo: saneamento do Plano Petros, gestão paritária da petros, correção das pensões, redução do limite de idade para o grupo 78/79, custeio paritário do plano, maior segurança no reajuste dos benefícios, indenização de no mínimo R$ 15 mil.

Repactuação = Superávit + Gestão

Atingindo-se a meta de 67% de repactuação, como é esperado pela FUP e seus sindicatos, a Petrobrás e a Petros implementarão o Acordo de Obrigações Recíprocas, garantindo o aporte de mais de R$ 6 bilhões para o Plano Petros. Além de garantir a cobertura integral do atual déficit do plano e de corrigir distorções que cobramos há décadas, como a correção do cálculo das pensões e a redução do limite de idade para o grupo 78/79, a repactuação tornará o Plano Petros superavitário em pelo menos R$ 1,7 bilhão. Além disso, os participantes irão eleger seus representantes para ocupar metade da diretoria da Petros, passando a gerir diretamente o futuro do plano.

A repactuação, portanto, significa garantirmos de uma tacada só o equilíbrio financeiro do Plano Petros, com chances claras de superávit ainda este ano, e a participação direta dos trabalhadores na gestão do plano, revertendo o saldo atuarial positivo em benefícios para os assistidos e participantes.

Estes dois últimos dias, portanto, são decisivos para o futuro do Plano Petros. O prazo de repactuação termina na quarta-feira, 28 de fevereiro, e as conquistas do acordo começarão a ser implementadas logo que a meta de 67% for atingida