Cícero, presente!

Hoje completam dois anos do assassinato do agricultor e líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) em Campos dos Goytacazes, Cicero Guedes dos Santos, de 54 anos

Foi assassinado a tiros na madrugada do dia 26 de janeiro de 2013 na Estrada da Flora, via perpendicular à BR-356, que liga Campos dos Goytacazes a São João da Barra. Quando retornava para casa, após uma reunião na noite de sexta na usina Cambaíba.

Segundo nota emitida pelo MST na época, Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico tanto pelos militantes da organização como por estudantes e professores da Universidade do Norte Fluminense (Uenf) com os quais colaborava.’A morte da companheiro Cícero é resultado da violência do latifúndio, da impunidade das mortes dos Sem Terra e da lentidão do Incra para assentar as famílias e fazer a Reforma Agrária’, criticou o Movimento.

Seu assassinato foi um dos temas do documentário produzido pelo Sindipetro-NF, “Forró de Cambaíba” que fala da ocupação da área da sede da Usina, que foi utilizada na época da ditadura militar para incineração de corpos de militantes de esquerda.