Cipa por plataformas: NF mantém orientação de não votar

Ao manter as trânferências a atual gestão da Bacia de Campos está desrespeitando acordo com MPT

A orientação do Sindicato para a categoria da UO-BC e UO-Rio não votar nas eleições de Cipa por plataformas segue ainda mais forte. Essa semana o GG da UO-BC respondeu ao ofício do Sindicato e afirmou que as transferências estão mantidas. A diretoria do Sindipetro-NF solicita aos trabalhadores transferidos de forma arbitrária, que enviem um e-mail relatando sua situação para [email protected].

Para o NF, a posição de transferir trabalhadores de unidade com o prazo de inscrições para eleição da Cipa ainda aberto é considerado como retaliação, já que grande parte deles fizeram a greve em novembro de 2015. Isso impede que o trabalhador se candidate livremente para a CIPA de seu local de trabalho, conforme prevê a legislação (CLT) e as normas regulamentadoras (NR-5).

O NF já entrou com um pedido de suspensão do processo eleitoral e realização de mesas de entendimento na SRTE – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho. Encaminhou denúncia à Agencia Nacional de Petróleo. Irá notificar o Ministério Público do Trabalho denunciando a Petrobrás pelo descumprimento de acordo de não retaliar grevistas e encaminhar documento à Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz).

A diretoria do NF solicita que outras unidades, além de P-20, se manifestem sobre retaliações e atitudes de desrespeito no processo eleitoral das Cipas.
A melhor atuação é a política, por isso é preciso que os trabalhadores não participem da votação e demonstrem sua insatisfação com esse processo.