CLIPPING: Estabelecimentos de Macaé terão levantamento da variação da cesta básica

Macaé é a primeira cidade do estado a ter um levantamento mensal da variação da cesta básica. Os técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos, o Dieese, já estão cadastrando os supermercados, padarias e açougues da cidade.

A cada mês, 30 desses estabelecimentos serão escolhidos para o levantamento dos preços. São 13 itens, produtos básicos na alimentação como a carne, a batata, o tomate e o arroz.

O comerciante Thiago Silva Oliveira afirma que a pesquisa vai ser útil para conhecer melhor o mercado e saber como estão preços da concorrência. Mas nem todos pensam assim, alguns donos de supermercados, padarias e açougues têm impedido o trabalho dos técnicos.

Até hoje a pesquisa regular de preços feita pelo Dieese só acontecia em 17 capitais em todo Brasil. Macaé vai ser a primeira cidade do interior do país a saber a variação do valor dos principais itens da cesta básica todos os meses. Ainda não foi definida uma data exata para a publicação da primeira pesquisa. A previsão é a de que saia no segundo semestre, mas o consumidor de Macaé já espera mais esta ferramenta na hora de fazer economia.

A iniciativa de ter em Macaé uma pesquisa de cesta básica foi do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Veja a matéria que foi ao ar nesta segunda, 21, na Inter TV.