CLIPPING: P-15 interditada pela SRTE

Por: Felipe Maciel

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ) interditou no último dia 11 a plataforma P-15, que é responsável pela produção dos campos de Marimbá e Piraúna, na Bacia de Campos. A Petrobras está apresentando ao órgão do Ministério do Trabalho esclarecimentos para tentar reverter a decisão que impede a operação da unidade.

A petroleira já havia paralisado a operação da plataforma no último dia 7 para manutenção e reparos no flare. A conclusão dos reparos estava prevista para ontem (15/11).  A Petrobras confirma a interdição da unidade, mas garante que não existe impedimento para a operação da plataforma.

“A plataforma está com todos os certificados da Marinha do Brasil, Registros de Classe e Bandeira válidos e sem impedimento para operação. A companhia cumprirá, como é sua prática, quaisquer determinações expedidas pelos órgãos reguladores”, disse a Petrobras por meio de nota.

Fiscais da SRTE vistoriaram a P-15 no último dia 9 para apurar denúncia do Sindpetro-NF sobre o funcionamento inadequado do sistema de combate a incêndio da plataforma. O sindicato enviou um ofício alegando que os gerentes da plataforma alteraram a ata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que registrava um pedido de reavaliação do sistema de incêndio.

A Petrobras alega que o sistema de incêndio foi testado e está operacional e em conformidade com os requisitos de segurança. A empresa também afirmou não haver risco de segurança na operação do guindaste da plataforma, outra denúncia feita pelo sindicato. As duas questões foram apontadas pelo laudo técnico da STRE, de acordo com a própria petroleira.

Está sendo analisado pela companhia também a caracterização de condições de trabalho na coluna da plataforma como serviço confinado. Esta foi uma solicitação feita pela própria SRTE.

A P-15 opera desde dezembro de 1983 explotando os campos de Marimbá e Piraúna, na Bacia de Campos. A unidade tem capacidade para produzir 37 mil bpd de óleo e comprimir 480 mil m³/d de gás natural. A semissubmersível está instalada em lâmina d´água de  423 m.