Com 80% de aprovação, assembleias no NF iniciam com grande participação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na noite do último dia 25, sexta-feira, teve inicio às assembleias para avaliarem o indicativo do sindicato de aceitação da nova proposta de mediação do ACT.

Conforme divulgado na tarde do dia 25/10, o TST alterou a sua “última proposta” de modo a atender os pontos que foram aprovados na ultima rodada de assembleias como melhorias à proposta da mediação. São elas:

• Manutenção da relação de custeio 70×30 da AMS, tendo como teto de reajuste o índice VCMH, a partir de março de 2020.
• Garantir que a implantação do turno de 12h nas bases de terra seja feita somente mediante negociação regional entre a Petrobrás e os sindicatos.
• Limitar as horas extras a 2h por jornada; o excedente terá 50% pagos e o os outros 50% destinados ao banco de horas; criação de um Grupo de Trabalho Paritário, com participação dos trabalhadores, para definir limites do banco de horas.
• Incorporação da cláusula que já consta no ACT da Transpetro sobre recolhimento e repasse das mensalidades sindicais
• Compromisso do TST em manter o mesmo teor da proposta de Acordo Coletivo para as subsidiárias e Araucária Nitrogenados

Apesar de tentativas de desinformar a categoria com boatos e notícias falsas, os petroleiros e petroleiras presentes nas assembleias tem participado de forma consciente e democrática, além de estarem reforçando a mobilização para a greve da categoria que inicará em breve. Confira o calendário:

Calendário de Assembleias

Dia 25/10 – Cabiúnas – 23h – grupo E

Dia 26/10 – Cabiúnas – 15h – grupo C

Dia 27/10 – Cabiúnas – 7h – grupo D

Dia 30/10 – Sede de Campos – 10h

Dia 31/10 – Ginásio do Juquinha – Imbetiba, Imboassica e Edinc – Fechamento dos portões às 10h

Dia 31/10 – Cabiúnas – 23h – grupo B

Dia 01/11 – Cabiúnas – 07h – Grupo A e ADM

 

Resultado Parcial:

A favor Contra Abstenção
01 – Aprovação da proposta apresentada pelo TST no dia 25/10 80% 15% 5%
02 – Se a Petrobrás não aprovar até o dia 03/11 a nova proposta apresentada hoje pelo TST, a greve pelo Acordo Coletivo será retomada* 80% 15% 5%

* Apesar da empresa ter divulgado o seu aceite, a diretoria do sindicato decidiu manter esse ponto em pauta para apreciação da categoria