Começa hoje o XIV Confup

Da Imprensa da FUP

Começa hoje e segue até domingo, 03, o XIV Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros, que reúne mais de 300 trabalhadores em Formosa, no Espírito Santo. Além de debater e deliberar sobre questões políticas e corporativas da categoria, os petroleiros irão eleger a diretoria da FUP para o período 2008-2010. Nesta sexta-feira, antes da abertura do Congresso, os trabalhadores participarão da Plenária Estatuinte, que discutirá propostas de alteração no Estatuto da Federação. Ontem, as assessorias jurídicas da FUP e dos sindicatos se reúniram para discutir com as direções sindicais as questões jurídicas que estão na ordem do dia dos trabalhadores.

O CONFUP é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros e é neste fórum de deliberação que a categoria define sua pauta de reivindicações e calendários de luta, tomando como base os debates realizados ao longo do Congresso, onde são focados temas importantes, como organização sindical, setor petróleo, conjunturas nacional e internacional, saúde e segurança no ambiente de trabalho, previdência pública e complementar, condições de trabalho, efetivo e outras questões de relevância para a categoria.

Este XIV CONFUP tem como tema duas questões de extrema relevância para a categoria: a soberania sobre nossas reservas de petróleo e gás e a luta por condições seguras de trabalho no Sistema Petrobrás e demais empresas do setor. A solenidade de abertura do Congresso será às 20 horas de sexta-feira, 01, no SESC de Formosa: Rodovia do Sol (ES-010), km 35, município de Aracruz. A partir desta quarta-feira, 30, a direção da FUP se deslocará para o local do evento. A cobertura completa do CONFUP poderá ser acompanhada através da página da Federação na internet.

Veja a Programação completa do Confup:

Quinta-feira, 31/07

9h às 17h – Encontro Jurídico da FUP e Sindicatos

Sexta-feira, 01/08

8h às 14h – Credenciamento dos delegados

9h às 17h – Plenária Estatuinte

20h – Solenidade de abertura do XIV Confup

Sábado, 02/08

9h – Aprovação do Regimento Interno e eleição da Mesa Diretora

10h às 13h – Apresentação das teses sobre conjuntura e eleição da tese guia

13h às 15h – Almoço

14h às 15h – Credenciamento dos delegados suplentes

15h ás 20h – Debates dos grupos de trabalho

20h – Jantar

Domingo, 03/08

8h às 11h – Registro das chapas que irão participar da eleição

8h às 13h – Plenária Final e eleição da nova direção da FUP e do Conselho Fiscal

13h30 – Almoço de encerramento

Petróleo para os brasileiros

A defesa da soberania e do controle social sobre a utilização dos recursos energéticos do país é o tema principal do XIV CONFUP. Barrar os leilões e avançar rumo à nacionalização das reservas de petróleo e gás é questão de soberania e uma das principais bandeiras de luta da FUP. Com os mega campos descobertos pela Petrobrás na camada de pré-sal, o Brasil tende a tornar-se nos próximos anos uma das três maiores potências mundiais em reservas comprovadas de petróleo. Mais do que nunca, precisamos intensificar a luta para que a utilização do petróleo seja em prol do desenvolvimento do país e melhoria da qualidade de vida de nossa população. Esta é uma das questões centrais deste CONFUP, onde definiremos estratégias de ação que unifiquem a categoria em torno de uma campanha nacional cobrando a retomada do controle da União sobre as reservas de petróleo e gás.

Na recente reunião que teve com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Luis Dulci (Secretaria Geral da Presidência da República), a FUP cobrou a participação dos trabalhadores nos debates que serão feitos pela Comissão Interministerial criada no último dia 17 para estudar uma nova legislação para o setor petróleo. Os ministros se comprometeram a buscar um espaço para que as propostas da FUP sejam apresentadas à Comissão, que tem prazo de 60 dias para concluir os estudos. A Comissão Interministerial é composta pelos ministros de Minas e Energia, da Casa Civil, do Planejamento e da Fazenda, além dos presidentes da Petrobrás, ANP e BNDES.

Imprensa do NF – 01/08/08 – 10h02