Começam hoje as assembleias nas plataformas

Do boletim Nascente – Começam hoje e seguem até o domingo, 10, com retorno de atas até às 12h da segunda, 11, as assembleias nas plataformas da Bacia de Campos para avaliação de três indicativos da FUP e do Sindipetro-NF sobre a Campanha Reivindicatória (modelo de ata para as assembleias em anexo). Nas assembleias realizadas nas bases de terra, até a última quarta-feira, todos os indicativos estavam sendo aprovados por ampla maioria (222 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção para o indicativo 01; 180 favoráveis, 27 contrários e 16 abstenções para o indicativo 02; e 218 favoráveis, nenhum contrário e cinco abstenções para o indicativo 03).

Nesta sexta-feira ainda há assembleia em base de terra no turno B, da base de Cabiúnas, às 23h. E na segunda, 11, também às 23h, será a vez do turno C da mesma base.

A categoria avalia o termo aditivo formulado pela FUP para barrar a contrarreforma trabalhista e também da lei que libera a terceirização para as atividades-fim. Esse termo foi aprovado em reunião do Conselho Deliberativo da FUP, realizado no dia 25 de agosto.

Também seguem sendo aprovados o Estado de Assembleia Permanente e o desconto assistencial de 1% sobre a remuneração dos empregados ativos (salário básico e demais adicionais) e aposentados (Petros e INSS) nos meses de setembro, outubro e novembro. Sendo 0,5% para a FUP e 0,5% para o sindicato, para financiar a luta da categoria e integrar o fundo de greve.

Primeira rodada dia 14

Após prorrogar o prazo do Acordo Coletivo de Trabalho até 10 de novembro, um dia antes de entrar em vigor as novas regras trabalhistas que retiram direitos, a Petrobrás marcou primeira rodada de negociação para o dia 14 de setembro, às 10h, no Rio. O documento agendando a reunião foi enviado pela empresa à Federação na última segunda, 4.

Indicativos

01 – Aprovação do termo aditivo da FUP para barrar a contra reforma trabalhista.

02 – Desconto assistencial de 1% incididos na remuneração dos empregados ativos (salário básico e demais adicionais) e aposentados (Petros e INSS) nos meses de outubro, novembro e dezembro, sendo 0,5% para a FUP e 0,5% para o sindicato.

03 – Aprovação Estado de Assembleia Permanente.

Saiba porque aprovar um Termo Aditivo

Da Imprensa da FUP

A FUP e seus sindicatos filiados decidiram elaborar um Termo Aditivo para proteção da categoria petroleira em relação aos principais ataques da Contrarreforma Trabalhista, que valerá a partir do dia 11 de novembro de 2017. O movimento sindical petroleiro já esperava que a empresa atacasse de alguma forma a categoria, por isso havia construído esse termo. Ao prorrogar o Acordo Coletivo até o dia 10 de novembro, os gestores da Petrobrás esperam pressionar para que as negociações sejam realizadas de forma apressada.

O termo protege a categoria petroleira em relação a não realizar novas contratações individuais contrárias ou abaixo do ACT, às terceirizações das atividades do PCAC, demissões em massa, não permite a formação de comissões de representação sem negociação prévia com os sindicatos e Federação e obriga que as homologações aconteçam em sindicatos petroleiros. Ao aprovar, esse termo passa a integrar a Pauta de Reivindicações. Conheça o Termo Aditivo em bit.ly/2vJD1SI.

Modelo_Ata_Assemblyia_-_Termo_Aditivo_Setembro.doc
Termo aditivo 2017