Comissão Nacional do Benzeno mantém posição de que não há limite de tolerância para o benzeno

De 5 a 7 de abril aconteceu em São Paulo mais uma reunião da Comissão Nacional do Benzeno. Nessa reunião a bancada do apresentou modificações na legislação do Acordo do Benzeno, apesar dos protestos da bancada patronal.

Entre as mudanças estão a redução anual de 0,5% do Valor Referência Tecnológico (VRT). No caso da siderurgia em quatro anos se chegaria no valor, e no petróleo em um ano por exemplo. Redução de 1% para 0,01% da corrente líquida para cadastramento da planta no Ministério do Trabalho e Emprego.

Foi mantido o entendimento que para exposição ao Benzeno não há limite de tolerância. Tese defendida também pela bancada dos trabalhadores, pois essa exposição é responsável por casos de leucemia, leucemia, problemas neurológico (depressão), leucopenia, entre outros.

O diretor do Sindipetro-NF, Claudio Nunes, que representa a entidade na bancada dos trabalhadores disse que  conjuntura política mesmo desfavorável nacionalmente ainda é o melhor caminho para a luta contra a exposição ao Benzeno. Ele informou que a próxima reunião da Comissão Estadual do Benzeno do Rio de Janeiro foi agendada para o dia 19 de maio. “Essa reunião era para ter ocorrido no início de março,mas o governo adiou por solicitação da bancada patronal. Para nós é importante que essa reunião aconteça porque temos alguns pontos a ser tratados de interesse do Sindipetro-NF em relação à UTGCAB e às plataformas” – explica Nunes.