Como em 2019, assembleias responderão às ameaças da gestão da Petrobrás com rejeição em massa de ACT rebaixado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Da Imprensa da FUP – Mal começaram as assembleias para deliberação dos indicativos da FUP de rejeição da contraproposta que impõe uma série de retrocessos ao Acordo Coletivo de Trabalho, e a gestão da Petrobrás já intensificou o assédio moral, disparando um arsenal de chantagens e ameaças, na tentativa de intimidar a categoria. É a mesma estratégia autoritária do governo Bolsonaro: na iminência da derrota, aposta no vale tudo para dividir os trabalhadores.

Na campanha de 2019, quando a FUP, a FNP e os sindicatos enfrentaram uma das mais duras negociações de ACT das últimas décadas, os gestores usaram do mesmo expediente e a categoria petroleira enfrentou o assédio e respondeu à altura em todas as assembleias, seguindo as orientações e indicativos das entidades sindicais.

Petroleiros e petroleiras de todo o país rejeitaram quatro propostas de ACT rebaixado, uma delas apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho, e permaneceram setembro e outubro sem acordo assinado, resistindo à pressão dos gestores, que chegaram a divulgar como seria a transição para a CLT, detalhando direitos que seriam retirados em outubro e novembro.

Apesar das ameaças, com unidade e organização, a categoria resistiu à tentativa de desmonte do ACT, que só foi fechado em novembro, após avanço na mediação com o TST. Foram cinco longo meses de resistência, desde que a FUP apresentou a pauta de reivindicações no dia 15 de maio.

Em vez de negociar com as entidades sindicais, a gestão da Petrobrás preferiu agir com má fé, truculência e baixaria, ao ponto dos gerentes e supervisores intimarem seus subordinados para que votassem nas assembleias a favor da empresa. Uma das cenas mais vexaminosas foi a do ex-gerente executivo de RH, Cláudio Costa, ameaçando os trabalhadores em frente ao EDISE, no Rio de Janeiro.

Petroleiras e petroleiros não se deixaram intimidar e lotaram as assembleias, dando o tom da luta e da resistência. Assim como agora, o RH apresentou duas contrapropostas iniciais que desmontavam por completo o ACT. Ambas foram rejeitadas por unanimidade. Na terceira contraproposta, a empresa também afirmou que era a “última”, impondo o dia 31 de agosto como data limite para fechamento do ACT. Os gestores foram novamente atropelados pelos trabalhadores, apesar de toda a disputa que fizeram nas assembleias.

Enquanto a FUP e a FNP cobravam a retomada do processo de negociação, a Petrobrás entrou com pedido de mediação no TST e, ainda assim, recusou reunir-se com as representações sindicais. O ACT foi prorrogado duas vezes por determinação da Vice-Presidência do Tribunal durante o processo de mediação, que ocorreu por meio de reuniões unilaterais, devido à intransigência da empresa.

Os petroleiros e petroleiras confiaram nas direções sindicais, aprovaram todos os indicativos em defesa do ACT e, na luta, fizeram a gestão da Petrobrás recuar em sua tentativa de desmonte dos direitos da categoria. O ACT foi assinado no dia 04 de novembro.

Não é a primeira vez, portanto, que a categoria enfrenta ameaças e assédio dos gerentes nas assembleias. O cenário político em 2019 era muito mais difícil do que o atual. E os petroleiros e petroleiras, ainda assim, resistiram bravamente às ameaças da Petrobrás de transição para a CLT e não cederam às chantagens da gestão para assinar um ACT rebaixado.

Novamente, a resposta da categoria será dada nas assembleias, com unidade, luta e resistência. Não há acordo com retirada direitos e demissões.

Relembre o histórico da campanha de 2019

15 de maio

» FUP apresenta da pauta de reivindicações à Petrobrás e subsidiárias 

22 de maio

» Petrobrás apresenta primeira contraproposta, com reajuste zero e retirada de 50 cláusulas do ACT 

07 de junho

» Assembleias rejeitam contraproposta 

04 de julho

» Petrobrás apresenta segunda contraproposta, com 1% de reajuste e retirada de direitos 

19 de julho

» Assembleias rejeitam segunda contraproposta

08 de agosto

» Petrobrás apresenta terceira contraproposta, afirmando ser a “última”, onde mantem retirada de direitos

21 de agosto

» FUP e sindicatos denunciam ameaças e assédio moral

27 de agosto

» Estratégia da Petrobrás de intimidação e assédio impõe vexame a seus gerentes

 

» Assembleia histórica do NF reuniu 1.909 trabalhadores em ginásio de Macaé

29 de agosto

» Após recusa da Petrobrás em negociar, TST propõe prorrogação do ACT e continuidade da mediação 

12 de setembro

» Gestão da Petrobras insiste no impasse

19 de setembro

» TST apresenta primeira proposta de acordo mediado

26 de setembro

» FUP responde ao TST com pontos para melhorias da proposta e cobra nova prorrogação do acordo

27 de setembro

» FUP solicita ao Ministério Público do Trabalho que fiscalize próximas assembleias

02 de outubro

» Conselho Deliberativo da FUP indica rejeição da proposta de ACT e greve caso a Petrobrás não retome a negociação

03 de outubro

» TST mantem prorrogação do ACT até 22/10, final das assembleias 

17 de outubro

» Assembleias aprovam indicativos da FUP

18 de outubro

» FUP comunica à Petrobrás e ao TST resultado das assembleias e aguarda posicionamento sobre melhoria da proposta de ACT

22 de outubro

» FUP e sindicatos enviam comunicado de greve à Petrobrás e subsidiárias

24 de outubro

» FUP solicita ao MPT mediação para resolver impasse com a Petrobrás

25 de outubro

» Greve aprovada gera nova proposta de ACT, com melhorias na redação construída na mediação com o TST

31 de outubro

» Assembleias referendam indicativo da FUP e de seus sindicatos de aceitação da nova proposta de ACT apresentada pelo TST

 04 de novembro

» Acordo Coletivo de Trabalho é assinado pela FUP e seus sindicatos