Comunicação da FUP e sindicatos discutem estratégias para enfrentar cenário político crítico

Diretores sindicais e jornalistas dos Departamentos de Comunicação dos sindicatos petroleiros da FUP se reuniram nesta manhã, durante a V Plenafup (Plenária Nacional da FUP), na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP). O encontro contou com a participação do coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, que fez uma exposição sobre o momento político crítico pelo qual passa o País e a Petrobrás.

“Estamos vivendo um momento pré-golpe. Não se iludam. Nossa comunicação precisa estar atenta a isso e com uma atuação em sintonia. Todos os sindicatos precisam compreender isso para concentrarmos as nossas forças”, disse José Maria.

O cenário para as próximas semanas e meses envolve a necessidade de combate ao projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP), que quer mudar o sistema de partilha para o pré-sal, retirando da Petrobrás a condição de operadora única da produção nesta camada.

As assessorias trocaram experiências e deram sugestões sobre como estruturar uma campanha nacional para enfrentar este momento. A proposta é a de que sindicatos, movimentos sociais e a sociedade em geral tomem consciência sobre a gravidade dos efeitos nocivos que uma eventual aprovação do projeto de Serra traria para todo o País.

O enfraquecimento da Petrobrás no pré-sal, avaliam os sindicalistas, comprometeria de forma irreversível a soberania energética do País, os investimentos sociais previstos no Fundo Soberano e a destinação dos royalties do petróleo para a saúde e educação.

“Estamos em um cenário de ataque ao patrimônio nacional, com a soberania ameaçada, e a FUP e os movimentos sociais vão desenvolver um trabalho de comunicação para contrapor a conivência da mídia com o projeto entreguista do Serra. A população precisa estar consciente sobre o que está acontecendo e envolvida com a defesa de um tesouro que deve trazer benefício para todos os brasileiros e não apenas para o capital internacional”, explica o diretor de Comunicação da FUP, Francisco José.

[Sindicalistas e jornalistas reunidos na sala de imprensa da V Plenafup discutem estratégias / Foto: Fernanda Viseu]