COMUNICADO DE GREVE

Comunicado à população brasileira

GREVE NO SISTEMA PETROBRÁS
a partir de 26 de novembro de 2007

A FEDERAÇÃO ÚNICA DOS PETROLEIROS – FUP vem comunicar à população brasileira e às autoridades competentes que os trabalhadores da PETRÓLEO BRASILEIRO S/A – PETROBRÁS legitimamente deliberaram pelo exercício do direito constitucional de greve, por prazo indeterminado, a partir do primeiro minuto do próximo dia 26 de novembro de 2007, em razão de impasse durante a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás reivindicam o reconhecimento da periculosidade nas unidades operacionais da empresa, aumento real de salários, a implementação do acordo relativo à repactuação do plano de previdência complementar (Plano Petros), além de outros itens da pauta de reivindicações da categoria petroleira.

Consideradas as exigências legais a respeito, comunicamos que os trabalhadores petroleiros cumprirão as obrigações fixadas pelo Artigo 9o da Lei 7.783/89, no sentido de que sejam mantidas as atividades indispensáveis à preservação da produtividade da Petrobrás (aqui incluída a segurança do pessoal, instalações e patrimônio da empresa), assim como o atendimento das necessidades inadiáveis da população brasileira. Informamos também que o movimento sindical garantirá, no curso da paralisação, 100% do contingente de trabalhadores, em trocas normais de turnos de serviço, comprometidos, entretanto, com a manutenção da produção em 50% das quantidades normais de produção de óleo, gás e derivados. Alertamos, entretanto, que tal situação pode ser posta em risco pelas gerências da Petrobrás, que no curso de greves da categoria costumam lançar mão de violências, convocações individuais e ameaças por meio de telefonemas e telegramas a familiares, violando a Lei 7.783/89, e buscando coagir os petroleiros à prestação de serviços.

Por fim, ciente a população brasileira de que seus interesses não são ameaçados pelos petroleiros, mas pelos que trabalham contra a Petrobrás e o patrimônio do povo brasileiro, instamo-la a acompanhar nosso movimento, assim como às autoridades às quais nos dirigimos.

Assinam este comunicado a Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos filiados:

SINDIPETRO AMAZONAS; SINDIPETRO CEARÁ; SINDIPETRO RIO GRANDE DO NORTE SINDIPETRO PERNAMBUCO E PARAÍBA; SINDICATO DOS QUÍMICOS E PETROLEIROS DA BAHIA; SINDIPETRO ESPÍRITO SANTO; SINDIPETRO MINAS GERAIS; SINDIPETRO DUQUE DE CAXIAS; SINDIPETRO NORTE FLUMINENSE; SINDIPETRO UNIFICADO DO ESTADO DE SÃO PAULO; SINDIPETRO PARANÁ E SANTA CATARINA; SINDIPETRO RIO GRANDE DO SUL

Federação Única dos Petroleiros – filiada à CUT e CNQ

Imprensa da FUP – 22/11/2007

Veja aqui documento que comunica a Greve à Petrobrás e demais órgãos públicos.