Conferência Sublime Ancestralidade debaterá o negro na formação da identidade brasileira

Com apoio do Sindipetro-NF e da FUP acontece nos dias 7 e 8 de junho a Conferência Sublime Ancestralidade – Expressões Culturais Negras e Formação da Idendidade Brasileira, na sede da OAB no Rio de Janeiro.

Aprofundar, a partir de dados científicos, as expressões culturais negras e o papel que as mesmas ocupam na formação da identidade brasileira é um dos principais objetivos do evento. A Conferência pretende também trazer à memória, conjunturas sociais e políticas autoritárias enfrentadas pela população negra durante séculos, pelo direito de exercitarem suas expressões artísticas e religiosas.

A programação que começa às 14h no primeiro dia inclui no dia 8 uma Conferência às 13h30 sobre a Nova Geopolítica do Petróleo como Professor Giorgio Romano Schutte e o cooodenador da FUP, José Maria Rangel.Durante o evento também acontecerão apresentações de Jongo, Tambor de Crioula, Caxambu e Sambas de Roda e o lançamento do CD Sublime Ancestralidade da Poeta e Escritora Ana Cruz, que trata a questão da memória e da identidade negra,através da performance musical de alguns de seus textos poéticos.

Serviços:

Local: OAB/RJ
Rua Marechal Cãmara, nº 150 – 9º andar – Centro / Rio de Janeiro-RJ

Programação completa

Dia 07 de Junho

14h – Conferências:

Racismo Institucional e suas Irrevogáveis Consequências aos Jovens e as Mulheres Negras no Rio de janeiro.
Conferencista: Daniel Ricardo de Castro Cerqueira
Doutor em Economia pela PUC. desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, sendo diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, entre 2012 e 2015. Estuda Economia do Crime e Segurança Pública. Sua tese de doutorado Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia.

Mulheres Negras e a dura convivência com o Racismo na Rede Pública e Privada de Saúde.
Conferencista: Luciene Lacerda
Psicóloga do Departamento de Bioética do IESC/UFRJ. Mestre em Saúde Coletiva.

O Impacto da Dívida Publica na Sociedade Brasileira.
Conferencista: Paulo Lindesay
Membro do Comitê da Auditoria Cidadã. Diretor Executivo do ASSIBGE –SN.

17h30 – Conferências:

Cinema Negro seu Papel na Formação numa Perspectiva Étnico Racial.
Conferencista: Janaina Oliveira
Pesquisadora, doutora em História pela PUC-Rio e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro.Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena NEAB. Realiza pesquisas centradas na reflexão sobre Cinema Negro, no Brasil e na diáspora.Atualmente Coordena o FICINE- Fórum Itinerante de Cinema Negro.

Relato sobre o livro Mulheres Incríveis.
Conferencista: Elaine Marcelina
Historiadora Escritora, autora do livro Mulheres Incríveis.

18h30 – Conferências:

Importância Históricas das Mulheres Negras na Construção Cultural Brasileira. Guerreiras do Samba-Baianas; Samba de Rodas, Jongo, Identidade, Ritual Comunidades – Terreiros.
Conferencista: Profª. Helena Theodoro
Drª em Filosofia, mestre em Educação, pesquisadora de cultura afro-brasileira, coordenadora do curso de Pós-graduação de Figurino e Carnaval da UVA.

A Questão da Memória Identitária Afro-Brasileira na poesia de Ana Cruz e Conceição Evaristo.
Conferencista: Profª. Emilene Corrêa Souza
Mestre em Literaturas Portuguesa e Luso Africana – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Exú na trajetória de Abdias Nascimento.
Conferencista: Padre Gegê
Doutorando em Ciência da Religião pela PUC-SP .

Dia 08 de Junho

9h – Conferências:

Educação das Relações Étnico- Raciais: os desafios para implementação da Lei 10639/2003 na Rede de Ensino do Município do Rio e Região Metropolitana.
Conferencista: Janete Santos Ribeiro
Professora de Educação de Jovens e Adultos no ISERJ (Instituto Superior de Educação) Mestra em Educação Pela UFF no Campo do Cotidiano das Classes Populares. Pertence ao NEP (Núcleo de Estudos e Pesquisa) – Raízes do ISERJ, institucionalizado pelo Conselho Diretor para fazer valer as leis 10639/2003 e 11645/2008 a partir das raízes Iserjianas Idealizou e coordenou o Projeto Saravá CBNB – marco na implementação das leis 10639/2003 e 11645/2008 no CBNB e constante do calendário daquela instituição escolar a partir de 2016.

Literatura Afro- Brasileira O Projeto Literário de Carolina Maria de Jesus.
Conferencista: Profª. Aline Arruda
Drª em Literatura Brasileira pela UFMG.

Implementação do NEAB no Colégio Pedro II: anos iniciais.
Conferencista: Profª. Alessandra Pio
Doutoranda em Educação.
Mediadora: Profª Mônica Lins – Coordenadora do Núcleo de Extensão de Pesquisa e Editoração CAP-UERJ

10h30 – Conferências:

Religiões Afro no Maranhão relações entre conhecimento cientifico e conhecimento religioso – Casa das Minas, sua fundação nos meados do século XIX, rituais e elementos de sua cosmologia.
Conferencista: Prof. Sérgio Ferretti
UFMA – Drº em antropologia pela USP tese de doutorado Repensando o Sincretismo . Mestre em Antropologia com tese publicada em três edições sendo a última em 2009 com o título Querebentã de Zomadonu – Etnografia da Casa das Minas. Coordenador do livro Tambor de Crioula Ritual e Espetáculo.

O que é Terecô da linha de Codó.
Conferencista: Profª Mundicarmo Maria Rocha Ferretti
Doutora em Antropologia Social. Professora Emérita da UEMA. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e de Políticas Públicas na UFMA; Membro da Comissão Maranhense de Folclore; Secretária-Administrativa do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira. Desenvolve pesquisa sobre Antropologia das populações das populações afro-brasileiras.

13h30 – Conferência:

A Nova Geopolítica do Petróleo.
Conferencista: Prof. Giorgio Romano Schutte
Coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, atua nas áreas de economia política internacional, globalização, geopolítica da energia, governança internacional, políticas públicas, sindicalismo, empresas multinacionais, reestruturação produtiva e integração. José Maria Rangel – Presidente da Federação Única dos Petroleiros -FUP.
Conferencista: José Maria Rangel – Coordenador da Federação Única dos Petroleiros -FUP.

14h30 – Conferência:

Patrimônio Imaterial, Cultura Negra e Combate ao Racismo.
Conferencista: Martha Abreu
Drª em História pela UNICAMP,pesquisadora do CNPQ/FAPERJ . Professora da UFF. Atua nas áreas: cultura popular, músicas negras.Patrimônio cultural identidade nacional e relações raciais.Consultora do Museu de Arte Popular Casa do Pontal e do Pontão de Cultura do Jongo. Uma das idealizadora do Portal Passado Presente Memória da Escravidão.

15h – Conferências:

“Territórios Religiosos” – Conexões entre Passado e o Presente. – Uma abordagem da umbanda e das religiões de matriz afro-brasileira em Territórios religiosos: conexões entre passado e presente tem como foco as relações sociais tecidas e entretecidas por umbandistas e católicos e seus modos de participação social, em Valença-RJ.
Conferencista: Maria da Consolação Lucinda
Professora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) -Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Políticas pela PUC-Rio, pós-graduada em História da África pela Universidade Cândido Mendes.Mestre e Drª pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Neopentencostalismo e Religiões Afro-Brasileiras. Significados dos Ataques aos Símbolos da Herança Religiosa Africana no Brasil Contemporâneo.
Conferencista: Drº Vagner Gonçalves
Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da USP onde obteve o título de bacharel em Ciências Sociais e os de mestre e doutor em Antropologia. Pós-doutor pela Harvard . Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras,enfocando temas como religiosidade Candomblé, Umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa
Mediadora: Profª Célia Cristo – Pedagoga Mestra em Ensino de Educação Básica. Mestra em Ensino de Educação Básica pelo PPGEB – CAP UERJ.

17h – Entrega dos Certificados