Confira a agenda de mobilizações contra o golpe desta semana

Portal Vermelho – A mobilização contra o golpe em curso no país está ganhando cada vez mais aderência. Setores ligados à cultura, movimentos sociais, lideranças políticas, estudantes e a sociedade civil organizada somam forças para denunciar a agenda conservadora imposta no país por setores da direita, que, com manobras jurídicas e amparados pela mídia hegemônica, promovem uma verdadeira cassada ao mandado de Dilma Rousseff, essa que foi eleita por 54 milhões de votos nas últimas eleições.

Nesta semana, estão programadas diversas atividades para ocupar universidades, teatros, praças e ruas em todo o país, rechaçando, desta forma, impeachment que não possui legalidade.

Confira abaixo o calendário de agendas em defesa da democracia:

Rio de Janeiro

“Brasil Pela democracia”

O que é? Juristas, Artistas, Intelectuais e Religiosos contra o golpe e pela Democracia. A Frente Brasil Popular, juristas, artistas, intelectuais e religiosos convocam a população para o ato Brasil Pela Democracia, para manifestar publicamente o compromisso com a legalidade e com a soberania popular, manifestada pelo voto que elegeu Dilma Rousseff presidenta.

Local: Teatro Casagrande – Avenida Afrânio de Melo Franca, 290 – Loja A, às 19h

*** ***
05/4
Mulheres pela Democracia

O que é? Mulheres do Rio de Janeiro juntas para lutar por democracia, contra o golpe por todas nós mulheres.

Local: Circo voador, a partir das 18h

*** ***

São Paulo

04/04
“Ato com Lula em Defesa dos Direitos e Pela Democracia”

O que é? A Frente ABC contra o Golpe realiza na próxima segunda-feira (4) um ato com o ex-presidente Lula em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas.

Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, São Bernardo do Campo, às 18h.

“Cultura Pela Democracia”

O que é? Artistas de teatro, música, cinema, samba, artes visuais, poetas, escritores, cyberativistas, povos de terreiros, arquitetxs e urbanistas, povos indígenas, movimentos de cultura popular, jornalistas, estudantes e professores se reúnem nesta segunda, em um grande coro libertário para a criação de novas proposições políticas em direção à democracia.

Local: Teatro Oficina- Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista , às 20h

*** *** ****

04/04
Lançamento da “Caravana da UEE-SP pela democracia”

O que é: A “Caravana da União Estadual dos Estudantes de São Paulo irá percorrer 23 universidades e 12 escolas levando ações político- culturais para promover a ampliação do debate sobre a conjuntura atual e buscando uma resposta democrática para crise política instaurada no país, em que emerge o conservadorismo e surge uma ameaça ao regime democrático.

Local: Teatro Oficina, Rua Jaceguai, 520 – Bela Vista- às 19:30

05/04
“Sarau de Mulheres Pela Democracia”

O que é? As mulheres que defendem a Democracia como um valor fundamental da vida em sociedade no nosso país estão se mobilizando para lutar contra as tentativas golpistas e defender a nossa jovem democracia conquistada com tanto esforço e vidas perdidas durante a ditadura militar.

Local: Praça Roosevelt, às 17h.
05/04
“Democracia Corinthiana contra o golpe!”

O que é? Já que futebol e política tem tudo a ver e muito do que falta na Universidade é justamente um debate político voltado ao povo, nada melhor do que unir os dois para que troquemos impressões sobre a conjuntura de uma perspectiva popular! Presença de Juca Kfouri confirmada.

Local: FFLCH – USP, às 18h.

06/04
“Segunda Plenária, USP contra o golpe”

O que é? Estudantes Discutem a organização da luta contra o golpe na USP e como podemsomar e ajudar na luta nacional.
Local: FFLCH-USP História & Geografia, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, às 17:30

09/04

“Com Lula nas Ruas, Com Lula nas ruas”

O que é? Assembleia popular em defesa da democracia e contra o golpe. Presença dos ex-presidente Lula confirmada.

Local: Vale o Anhangabaú, às 17 horas.

09/04
Golpe Nunca Mais- Ocupa Dops

O que é? O mês de abril marca a descomemoração ao Golpe da ditadura civil-militar de 1964 como uma luta pelos Direitos Humanos em nosso país. Na conjuntura política atual, trazer a memória do contexto de época do Golpe e promover a movimentação política de rua ganha uma importância ainda maior. Em um evento de militância, com exposição, música, teatro, poesia e a Mesa de Debates “1964-2016: semelhanças e diferenças”, o Ocupa DOPS reafirma a importância da sua Campanha de Transformação do Prédio em Centro de Memória e Resistência, assim como a defesa da democracia.

Local: Rua da Relação, 40, às 16h.

Ceará, Fortaleza

06/04

“Ato político-cultural dos e das estudantes da Universidade Federal do Ceará em defesa da democracia e contra o golpe”

O que é? Evento organizado pelo Comitê dos e das estudantes da UFC em defesa da Democracia, contra o golpe e os ajustes.

Local: Concha Acústica da UFC, às 17:30

Brasília

05/04
“Festa- Inquietação pela Democracia”

O que é: Para fazer o contraponto a maré de ódio e intolerância, o Comitê da Frente Brasil Popular na UnB irá realizar um festival para a expressão a sua inquietação. Com músicas, performance e exposição, os estudantes irão celebrar a liberdade que só pode existir em um ambiente democrático.

Local: Teatro de Arena da UNB, às 17h.

*Não encontrou o seu evento em defesa da democracia aqui? Entre em contato com a página do Facebook do Portal Vermelho e mande uma mensagem Inbox informando sobre o evento em sua cidade.

Do Portal Vermelho, Laís Gouveia