Confira a programação do 13º Congrenf, que começa nesta segunda, 26

A categoria petroleira realiza a partir da segunda, 26, o 13º Congrenf (Congresso Regional dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense), com três dias de debates sobre a conjuntura brasileira e do setor petróleo, na sede do Sindipetro-NF, em Macaé.

No evento, os trabalhadores e trabalhadoras também discutem propostas para a Pauta de Reivindicações e elegem delegados e delegadas ao Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros).

Para o Sindipetro-NF, esta edição do congresso encontra o País mergulhado no pior cenário de sua história recente, com grandes desafios impostos aos trabalhadores para manter a resistência e combater diversas tentativas de cortes de direitos.

A preocupação com este momento crítico está presente no tema evento, “Diretas por Direitos”, que expressa a necessidade de restabelecimento da legitimidade democrática no País para sejam preservadas garantias constitucionais trabalhistas e sociais.

De acordo com Tadeu Porto, um dos diretores do NF que participam da organização do Congresso, a programação procura contemplar “mesas plurais, abordando temas que não só interessam os petroleiros e petroleiras na questão do seu trabalho, como a luta contra a privatização da empresa, mas também no âmbito político nacional, debatendo as mazelas do Golpe, as medidas de resistência como a Greve Geral e a possibilidade das diretas já”.

O Congrenf terá transmissão das mesas de debates ao vivo, da Rádio NF e TV NF, nas redes sociais do Sindipetro-NF.

Confira abaixo a programação do Congrenf:

Décimo Terceiro Congresso Regional dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense – Diretas por Direitos

Local: Sede do SindipetroNF – Macaé
Data: 26 a 28 de Junho de 2017
Tema: Diretas por Direitos

Primeiro dia (26/06/17)

– 10h às 18h – Credenciamento

– 18h às 19h30 – Abertura

Descerramento da placa dos 20 anos (diretoria 14-17); Apresentação Coral Sindipetro- NF; e
Mesa de abertura com forças políticas e falações: NF, FUP, CUT, CTB, CNRQ, MST, UNE, FBP e Secundaristas.

19h30 às 21h – Mesa 1: Conjuntura Política: Diretas já e Greve Geral para derrotar o Golpe: Júneia batista (CUT-BR), Ricardo Gebrim (FBP)

21h – Coquetel de abertura

Segundo dia (27/06/17)

– 08h às 10h – Credenciamento final

– 08h às 12h – Eleição Mesa Congrenf e votação do Regimento Interno do congresso

– 12h às 14h: Almoço

– 14h às 14h30 – Apresentação Macaé Cordel

– 14h30 às 18h – Roda de conversa: Debatendo Saúde e Segurança

– 18h às 18h30 – Lanche

– 18h30 às 19h30 – Lançamento do Livro: “SindipetroNF 20 anos – uma história de lutas”

– 19h30 – Mesa 3: O Golpe é contra os trabalhadores e as trabalhadoras: Rosângela Maria Santos (Coletivo de mulheres FUP / Sindipetro-BA), Jéssica Naime (Dieese-RJ) e Maria Goretti Nagime (Advogada e ativista das mídias sociais)

– 21h – Coquetel segundo dia

Terceiro dia (28/06/17)

– 07h às 09h: Grande ato em defesa da vida

– 09h às 10h: deslocamento e café da manhã no sindicato

– 10h às 12h – Mesa 3: O golpe é para privatizar a Petrobrás: Iderley Colombini (Dieese-NF), Roberto Moraes (Iff – Campos) e William Nozaki (Geep – FUP)

– 12h às 14h – Almoço

– 14h às 16h – Discussão de propostas

– 16h às 16h30h – Lanche

– 16h30 às 20h – Discussão de propostas, eleição da Chapa do Confup e encerramento do evento

Outras atrações do evento

– Exposição e venda da feira de agricultura familiar do MST.

– Aferição de pressão arterial por alunos Enfermagem da UFRJ.

– Campanha de conscientização do Hemocentro.

– Exposição e venda de livros da Núcleo Piratininga de Comunicação.

– Exposição sobre Che Guevara e exibição de vídeo sobre os 100 anos da Revolução Russa.