Petroleiros de P-10 enviaram ao Sindipetro-NF um manifesto onde apontam falhas na divulgação de informes da unidade. Os trabalhadores pedem mais atenção do sindicato às plataformas de perfuração e atualizam os dados sobre a situação a bordo.
Confira a íntegra do documento enviado pelos trabalhadores:
“Bom dia senhores,
Diante da situação atual e tratamento dado aos companheiros da perfuração expedimos os seguinte manifesto:
Ao Sindipetro NF.
Plataforma de perfuração P-10, Campo de Uruguá bacia de santos, 19 de outubro de 2013.
Nós funcionários grevistas de P-10, vimos através deste expressar nosso profundo descontentamento com o tratamento dispensado as sondas de perfuração.
Nossa situação atual é a seguinte:
1º – A unidade encontra-se sem as equipes de bote resgate, baleeira pois os componentes destas equipes estão em greve.
2º – A unidade continua operando com apenas 1 técnico de segurança, 2 operadores de lastro, 2 supervisores de perfuração, 1 sondador novato e 2 estagiários que não aderiram a greve.
Os fatos que nos deixa indignados são:
1º – Antes de termos enviado nossa ata com a votação dos indicativos de rejeição da proposta, PLR e greve por tempo indeterminado, já havia no site do sindicato um resultado que não era o nosso e não houve nenhuma retratação.
2º – Até o presente momento, após contato com o diretor geral Sr. José Maria Rangel solicitando informações sobre as unidades de perfuração e informando as ocorrências da P-10 que foram enviadas via fax no dia 18/10 pela manhã, ainda não foram publicadas.
Mediante o exposto acima,fazemos os seguintes comentários:
Constatamos que aparentemente a atual direção do Sindipetro-NF não dá a mínima para as sondas de perfuração próprias, mesmo tendo diversos diretores oriundos deste setor.
Na P-10 até o presente momento somos 34 grevistas, sendo 9 que desembarcaram na troca de turma no dia 17. Quinze que no momento estão á bordo aguardando desembarque entre hoje e amanhã após negociação com o gestor da unidade e 10 companheiros que não embarcaram no dia 17.
Fica a pergunta, por estarmos em outras bacias apesar de sermos filiados ao Sindipetro-NF e nossas bases serem de Macaé não merecemos atenção?
Independente da resposta, gostaríamos de ver este manifesto publicado no site e no Nascente.”
NOTA DO SINDIPETRO-NF – O sindicato reconhece e lamenta a falha na divulgação apontada pelos companheiros. Isso ocorreu em razão de um grande volume de atividades e informações envolvidas em um momento de greve. A entidade realiza, hoje, um levantamento sobre a situação dos grevistas em todas as unidades para padronizar os informes.