O Sindipetro-NF está convocando os petroleiros da região para Assembléias que avaliarão os indicativos de aceitação da proposta de PCAC e suspensão do movimento de Greve. Os indicativos são do próprio NF e da FUP, sugeridos por reunião do Conselho Consultivo da Federação. As Assembléias começam nesta sexta, 6, e seguem até a quarta, 11 (confira o calendário abaixo).
O sindicato considera que as reivindicações que justificavam o movimento grevista, marcado para julho, foram atentidas na maioria dos casos com a nova proposta da Petrobrás. Na avaliação da entidade, a iminência da Greve foi suficiente para fazer a empresa ceder em vários pontos.
Entre os avanços importantes na proposta apresentada na empresa está o que diz respeito à mobilidade, que era um entrave colocado por setores conservadores da companhia para manter os empregados sob domínio.
Outra conquista é a que prevê o pagamento da remuneração mínima, que garantirá a aproximadamente dez mil trabalhadores, admitidos após 1997, a incorporação de 32%, 33% ou 34% na remuneração, já que não recebem periculosidade ou VP — o que não encerra a luta pela diferenciação de quem está em área periculosa, mas beneficia os empregados que não tinham o adicional.
Calendário de Assembléias
Base / Data / Horário
UN-Rio – Santa Mônica / Segunda, 9 / 13h
Parque de Tubos / Terça, 10 / 7h30
Praia Campista / Terça, 10 / 13h
Cabiúnas / Quarta, 11 / 7h30
Del. Campos / Quarta, 11 / 10h
Plataformas: Da sexta, 6, até a segunda, 9, com retorno das atas até às 9h da terça, 10.
Indicativos
1 – Aprovação da proposta do PCAC conforme apresentado no documento Petrobrás RH/AMB/RTS – 50.093/07;
2 – Cancelamento da Greve de 5 dias;
3 – Compromisso solidário dos trabalhadores da Petrobrás com a implantação do mesmo PCAC na TRANSPETRO e REFAP.