Confira as novas orientações do NF para participação no movimento nacional desta sexta, 30

A diretoria do Sindipetro-NF, reunida na tarde de hoje, avaliou o quadro de baixa adesão dos petroleiras e petroleiras do Norte Fluminense, na realização das assembleias rumo à Greve Geral desta sexta, 30, e decidiu redimensionar o indicativo de participação da categoria no movimento.

Para as plataformas, o indicativo é de realização de assembleias para referendar os compromissos aprovados pelo 13º Congrenf (abaixo).

Para o Terminal de Cabiúnas, o indicativo é o de realização de setoriais para debater a greve geral e os compromissos do Congrenf. E nas bases administrativas, o sindicato fará falações também para debater a greve geral e os compromissos do Congrenf.

Os compromissos assumidos no 13º Congrenf

Os delegados e delegadas do 13º Congrenf, o congresso regional da categoria que terminou ontem, em Macaé, aprovaram um conjunto de compromissos que serão defendidos como prioritários na construção da Pauta de Reivindicações e nas lutas gerais dos trabalhadores brasileiros.

Estes compromissos nortearão a atuação dos delegados e delegadas eleitos para o próximo Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros) e a direção sindical nas suas mais diversas frentes de luta. São esses:

1 – Combater o Assédio Moral

Atuar para apontar as diversas falhas na aplicação dos códigos de ética e conduta da Petrobrás e das chamadas “Regras de Ouro”. Denunciar o sistema de consequência da empresa, utilizado para perseguir aqueles que não compactuam com as ações arbitrárias das gerências locais. Denunciar o assédio pelas transferências persecutórias na Petrobrás e na Transpetro.

2 – Combater a Redução de Efetivo

Denunciar a ilegalidade de mudanças sem respaldo em Normas, Padrões e ACT, como ocorre, por exemplo, com a figura do “Operador Mantenedor”. Definir um método para fixar um efetivo mínimo feito pelos petroleiros e petroleiras e cobrar da Petrobrás a sua implementação.

3 – Combater a Terceirização

Cobrar a retomada imediata das contratações diretas, por meio de concursos públicos.

4 – Combater a insegurança no trabalho

Manter a extrema prioridade para a defesa da vida. Ser vigilante em relação à integridade das unidades operacionais. Exigir o cumprimento de Normas e Padrões. Apresentar denúncias em órgãos fiscalizadores sobre o atual baixo efetivo nas unidades operacionais.

5 – Combater o corte de direitos

Atuar pelo princípio do “Nenhum direito a Menos”, com prorrogação do ACT até a assinatura de um novo acordo, que deverá prever reposição da perda da inflação do período e ganho real de 2,7% (índice de produtividade).

6 – Cumprimento da Pauta pelo Brasil

Cobrar da Petrobrás o cumprimento das resoluções do Grupo de Trabalho da Pauta pelo Brasil.

7 – Resistência e Luta

Manter o comprometimento com a defesa dos nossos diretos, da nossa empresa e nosso país, em sintonia com as causas maiores da Classe Trabalhadora.

8 – Acordo Único Sistema Petrobrás

Não aceitar mesa fatiada de negociações e se comprometer com uma negociação única para o Sistema Petrobrás.