Confira os pontos tratados na reunião entre o Sindipetro-NF e a gerência de Cabiúnas

O Sindipetro-NF se reuniu com a gerência de Cabiúnas na quinta, 21, para discutir vários pontos de interesse dos trabalhadores da base. Confira abaixo, relato do NF sobre alguns dos principais temas tratados na reunião:

Efetivo TECAB e novas instalações

O GG informou que a previsão é de que 50 operadores cheguem ao terminal ate maio de 2009, e que diferentemente das outras previsões, esta já conta com concurso aberto. Há ainda previsão de 20 técnicos entre manutenção, contabilidade e outras áreas que servirão para liberar operadores que estão em H.A. para retornar ao turno.  Informou que com esse acréscimo estaria contemplado inclusive para a entrada das novas unidades previstas para 2009. Lamentou o fato de que ocorreu em um ano a evasão de 19 pessoas no terminal, mais fortemente pela aprovação no concurso da Petrobrás.

O sindicato criticou a falta de planejamento de RH da Transpetro, que não se antecipou frente a ampliação das atividades do Terminal, comparando com as contratações feitas pela Petrobrás para projetos novos que foram com maior antecedência.

Operadores terceirizados

Sobre o contrato de mão-de-obra terceirizada, o sindicato questionou novamente a prática adotada pelo terminal, relatando que em reunião com o RH da Transpetro no Rio chegou a ser dito que desconheciam que a terceirização da operação estivesse ocorrendo. O GG informou que foi reduzido o numero de contratados de 30 para 20 por mais um ano e que a previsão é que finalize com essa renovação. O sindicato questionou ainda quais as atividades estes terceiros estavam realizando, revelando que tem denuncias de que estão assumindo áreas como operadores e não no apoio como é dito pela Gerência. O GG afirmou que isso se dá em áreas de pouca relevância e não nas unidades principais e importantes para a atividade fim do terminal. O sindicato propôs que seja feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o terminal, o sindicato e a DRT para que fique formalizado este compromisso de primeirização das atividades. O GG disse não ver problemas em relação a esse compromisso mas remete essa decisão ao RH-Coorporativo da Transpetro. O Sindicato colocou que também solicitará formalmente, da Gerência, o contrato para a devida averigüação.

Efetivo do processo no CIC

O sindicato enfatizou a preocupação dos trabalhadores do CIC, em relação ao fato de não haver um operador para cada unidade, o que impõe o monitoramento de mais de uma unidade simultaneamente. O GG disse que esta é a prática em outros terminais e que normas internacionais relacionadas a número de alarmes, cruzadas com o trabalho do GT de alarmes, demonstram que há tranqüilidade para essa operação ser feita dessa forma. Foi apresentado o resultado parcial do GT de alarmes que demonstrou uma redução significativa do número de alarmes nas unidades que já foram estudadas.

O sindicato questionou o fato de que os estudos e a média internacional de número de alarmes consideram a normalidade das operações e a preocupação dos trabalhadores é com os momentos de oscilações na partida e parada ou quando as unidades estiverem enfrentando problemas operacionais. O GG  informou que há a determinação de que não se interfira quando há uma situação operacional que dispare a segurança e parada pelo sistema das unidades e outra determinação em relação a priorização das unidades no caso de monitoração de um operador para duas unidades. O sindicato questionou se essas determinações estavam em procedimentos operacionais e o GG disse que nem todas estavam e comprometeu-se a colocar isso no sistema de procedimentos.

O sindicato também destacou que, independentemente do número de alarmes, há um desconforto dos trabalhadores para monitorar várias telas do supervisório ao mesmo tempo. O GG disse que há um contrato sendo iniciado em setembro próximo que tem o objetivo de repensar a ergonomia do CIC, não só fisicamente com relocação dos equipamentos, mas também das telas para um melhor monitoramento. Há previsão que toda essa reestruturação seja realizada até fins de 2009.

O Sindicato vai acompanhar de perto tais mudanças e estará à disposição dos trabalhadores para dialogar sobre o que de fato é melhor para uma condição operacional segura.

Pagamento de Hora Extra

– Aumento Hora Extra da Troca de turno

O sindicato relatou o histórico do pagamento da hora-extra de troca de turno no terminal que culminou com o aumento do tempo para 27 minutos e que há uma demanda dos trabalhadores de que esse tempo está maior. O GG relatou que algumas modificações já foram feitas para minimizar tempo de troca, como a mudança do trajeto interno dos micro-ônibus. Disse também que será adotada a saída no horário estipulado. Mas, segundo ele, o maior problema está no atraso da chegada do ônibus das linhas que servem ao terminal. Que como solução para isso o Terminal estuda uma alteração dos horários dos turnos para 7h, 15 h e 23h, com consulta a força de trabalho.

O sindicato informou que pretende realizar uma aferição do tempo de troca de turma para alteração dos minutos referentes a esse pagamento, primeiramente realizando um levantamento entre os trabalhadores para posteriormente solicitar formalmente a Transpetro a formação de uma comissão de estudo como está previsto no ACT. O GG considerou o pleito legítimo e entende que é preciso negociar a comissão com o RH da Transpetro.

– Pagamento hora extra pessoal do administrativo

O sindicato informou que foi questionado pelos trabalhadores devido ao pagamento de horas extras para o pessoal administrativo a 50%, quando não há nada no ACT que justifique esta prática. O GG disse que o Terminal somente solicita a HE e que deve ser questionado ao RH. O GG aproveitou para justificar a ausência do RH da Transpetro na reunião, por ter adoecido o indicado, desculpando-se pelo RH e comprometendo-se a marcar nova reunião com eles.

Reformulação da logística de transporte

O Sindicato encaminhou a necessidade da melhoria do transporte, citando cada uma das reivindicações dos trabalhadores. Foi esclarecido pelo GG que, baseado em estudo, as mudanças serão as seguintes:

ADM – Rio das Ostras terá mais uma linha (7), e Campos tem uma linha stand by caso seja necessário.

TURNO – Campos terá um micro-ônibus de apoio. Nas linhas de Macaé e Rio das Ostras serão feitas modificações no trajeto com o objetivo de cumprir o PE, sobre o transporte, que esta em vigor.

Tais mudanças ocorrerão a partir do dia 26/08/08. O sindicato vai acompanhar as mudanças, mas já têm claro que não atende todas as situações relatadas e continuará reivindicando ampliações no atendimento de transporte.

Temas pendentes e demais assuntos tratados

Na reunião que será marcada com a gerência de RH da empresa, serão tratados os temas que ficaram pendentes neste encontro, relacionados a horas extras, além dos itens “diagnóstico do auxílio academia” e “Convênio Transpetro – INSS”.

Na reunião, também foram abordados os temas Transferência, Benzeno, Limitação nas permutas, Análise PPRA do CIC, Classificação de grau de risco no TECAB e Intervalo de 11 horas