Confira pontos sobre RH local discutidos entre NF e Petrobrás em reunião na sexta

A diretoria do Sindipetro-NF e representantes dos setores de Recursos Humanos e de SMS da Petrobrás na região estiveram reunidos na última sexta-feira. Sindicato e empresa discutiram dezenas de pontos nas duas áreas. Confira abaixo os pontos tratados sobre Recursos Humanos (alguns deles também com impactos na segurança).

Aso

Atendendo cobrança do sindicato, empresa reafirmou que todo o tempo de deslocamento para o exame paz parte do trabalho. Trabalhador pode reunir provas como prints do Google Maps, trajetos de Uber ou outros aplicativos, entre outros, para fazer a cobrança à empresa. A empresa se comprometeu ainda a divulgar orientações sobre códigos para apontamento e formas de cobrança.

Auxílio Alimentação

Empresa concorda que é devido, mas afirma que há falta de padronização. Se compromete a fazer essa padronização. No momento, orientação é cobrar do gestor imediato o apontamento.

Marcação de ponto na saída de Cabiúnas

Categoria reivindica mudança no local do relógio de ponto, o que já está acontecendo em refinarias. Empresa fica de verificar procedimentos que estão sendo implantados em refinarias para replicar na unidade local.

Viagem a serviço e Macaé-Farol

Ficou acordado prazo tanto para o pagamento das horas feitas quanto para acertar horas de voos (que, durante a madrugada, estão penalizando os trabalhadores).

Técnicos de Enfermagem Terceirizados

ACT prevê que tem quer mão de obra própria da Petrobrás. NF continua a cobrar. Empresa diz que está em tratamento.

Turno de fiscais e técnicos sem remuneração

Sindicato havia denunciado que há fiscais e técnicos de segurança nas UMS fazendo turno sem receber. Na parte da fiscalização o NF recebeu retorno da categoria de que já foi resolvido. Para a área de segurança vai ser implementado do mesmo modo do que o adotado para os fiscais.

Reflexos do PPP para interinos de supervisores

Há divergência de entendimento. Empresa entende que se a pessoa ficar 15 dias como interina ela tem o direito ao PPP como supervisor, uma parcela que é maior do que o trabalhador sem cargo. No entanto, para o administrativo os 15 dias englobam a folga (sábado e domingo, por exemplo), enquanto para o offshore não há folga nesse período, considerando a jornada diferente e os 14 dias corridos de embarque.

Problemas no apontamento de horas

Há problemas e incertezas da contratação na troca de contratos e problemas de verbas e direitos trabalhistas no apontamento de horas de trabalho pelos próprios trabalhadores. Sindicato cita várias denúncias e reivindica uma força-tarefa com a Petrobrás em busca de uma resolução, para que os trabalhadores passem a receber corretamente. Atualmente, o que acontece é que a empresa não paga, a Petrobrás bloqueia, mas o trabalhador não recebe, e o dinheiro está disponível para o trabalhador receber. O NF defende um acordo com o Ministério Público do Trabalho para criar solução jurídica que permita o recebimento por parte do trabalhador. Empresa disse que vai estudar a questão.

Sem escala estão sendo negativados

Trabalhadores sem escala definida estão sendo negativados ao não embarcar por vontade da empresa, com sábado e domingo negativados. Empresa se comprometeu a verificar onde isso acontece para corrigir o saldo, com marco temporal no último ACT.

Estacionamento para embarcados

Sindicato reivindica utilização do estacionamento de Imbetiba pelos trabalhadores que embarcam. Sindicato sabe que há vagas excedentes no estacionamento da base administrativa. Entidade pede que seja feita uma média desse número de vagas disponíveis para que possam ser utilizadas pelo pessoal offshore, dando mais segurança e conforto a quem precisar vir de carro de outras cidades. NF destaca que esta solicitação não pode servir de estímulo ao uso de carro, sendo importante dar preferência ao transporte coletivo.

Auxílio almoço com incoerência entre ADM e PMB

Auxílio almoço somente para dias presenciais para o trabalhador no PMB quando moram na mesma cidade, sendo que os trabalhadores administrativos recebem auxílio para todos os dias do mês. Questão não foi respondida pelos representantes da empresa. Entenderam que há uma incoerência e assumiram o compromisso de verificar e dar retorno.

Frequência

Pessoal que teve apontamento errado na frequência e a empresa não quer corrigir, justificando que fez o ajuste no saldo AF. Empresa diz que vai estudar. Há divergência de entendimento entre o NF e a companhia. Sindicato quer correção de inconsistências.

PMB

Trabalhador com escala definida tem que ficar na base por seis meses pagando hotel e longe da família. Auxílio almoço somente para os dias presenciais para trabalhadores no PMB quando moram na mesma cidade, sendo que os trabalhadores do ADM recebem auxílio para todos os dias do mês. A empresa regrou unilateralmente a questão do PMB. Não existe previsão no ACT. Isso foi “normalizado” dentro da companhia, mas cada local executa de um modo. Sindicato reivindica padronização porque isso gera impactos financeiros e sociais para os trabalhadores que têm que mudar de cidade.

Escala e redução de postos de nível médio na ANC (Ancoragem)

Havia um problema do Dia do Desembarque que foi corrigido. Discussão ficou de ser aprofundada em relação a uma substituição de trabalhadores de nível médio por trabalhadores de nível superior, desconsiderando muitas vezes experiência de mais de dez anos na função.

Fiscalizações remotas de atividades complexas

NF recebeu denúncia de fiscalização remota de atividades que não tinham sido revistas nos acordos de turno de terra, inclusive em atividades de muito risco. Sindicato não vai aceitar e vai verificar todas as atividades de fiscalização remota.

Problemas nas trocas de turno a bordo das plataformas quando há atraso de voo

Sindicato recebe denúncia de que em caso de atraso de voo há unidade que está entendendo que a espera é folga, e querem que o trabalhador atue em turno de 12 horas depois, gerando esgotamento e risco à saúde e segurança. Ponto voltará a ser discutido.

Questões de SMS

Além dos pontos acima, sobre temas mais diretamente relacionados à área de Recursos Humanos, a reunião também tratou de questões de saúde e segurança, que serão detalhados em breve por outra matéria a ser publicada pela Imprensa do NF.

[Foto: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]