Confup: Desigualdade entre homens e mulheres precisa ser enfrentada

“Mulheres Trabalhadoras na luta pela igualdade” foi tema da segunda mesa temática da tarde do dia 14 no XVI Confup. Compuseram a mesa: Tatau Godinho, da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República; Rosana Souza, da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras da CUT e Fátima Viana da CTB.

Tatau fez um breve relato de como foi criada a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República e comentou que nossa sociedade é marcada pela desigualdade. “Para enfrentar esse problema é fundamental construir uma organização capaz de colocar essa temática no conjunto da sociedade e do governo” – afirmou.

Rosana Souza da CUT afirmou que existe pouco registro da presença das mulheres na construção da Central, inclusive na sua fundação. Em sua apresentação, Rosana contou que em 1986 foi criada a Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora e que só em 1993 os delegados da VI Plenária Nacional aprovaram a cota de 30% de mulheres para cargos de direção.

A última conquista das mulheres cutistas aconteceu em 2012, com a alteração estatutária para inclusão da igualdade de gênero na composição da direção.

Fátima Viana da CTB que saudou as delegadas do Confup, fazendo uma homenagem à três mulheres de destaque na história de Natal: as escritoras Nízia Floresta, Anita de Souza e a primeira prefeita eleita Alzira Soriano. “Só é possível pensar em democracia com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras. É nossa tarefa estimular as mulheres a saírem da invisibilidade” – concluiu.