Confup: José Maria Rangel é eleito coordenador da FUP

José Maria Ferreira Rangel, 52 anos, entrou para a Petrobrás em 1985 como Técnico de Manutenção. Em 1993, assumiu sua primeira direção sindical no Sindipetro-RJ. Nessa época, o Sindipetro-NF não havia sido fundado. Com o plebiscito em 1996 que originou o NF, José Maria tomou posse como diretor do sindicato, sendo liberado para atuação um ano depois. Sua experiência e a forte atuação durante a greve de 1991 o levou à Coordenação do Sindipetro-NF em 2004.

Na tarde desse domingo, 17, os delegados presentes ao XVI Confup elegeram José Maria, Coordenador da Federação Única dos Petroleiros. Além dele, assumem a diretoria da FUP, Francisco José e na suplência Vitor Carvalho e Cláudio Nunes.

Em entrevista exclusiva à Radio NF falou de sua expectativa ao assumir esse novo cargo:

Assumo esse novo desafio com o mesmo empenho que tive a frente do Sindipetro-NF e do Conselho de Administração da Petrobrás.Estou preparado para assumir as responsabilidades que a categoria tem me dado.
Não tenho dúvida que o principal desafio a ser enfrentado é a preservação da vida. Vamos envolver toda a categoria petroleira, as direções sindicais e a sociedade em torno desse tema. Não podemos nos dar ao direito de trabalhar sem segurança. Nós temos direito à vida!

Em relação à política nacional, acredito que a categoria petroleira assume o compromisso em reconduzir Dilma à presidência do partido. Esse projeto que mudou os rumos do país nos últimos 12 anos precisa continuar. Vivemos quase 500 anos de senzala e muita coisa mudou. Precisamos disputar a sociedade e mostrar aquilo que as grandes mídias não mostram,

Sobre as relações internacionais, manteremos o intercâmbio com outros países onde a Petrobrás atua. Não podemos aceitar que os trabalhadores sejam explorados em outros países onde a companhia atua. Também vamos trazer para o país, as boas experiências do exterior como a Noruega onde estive duas vezes, além de dar mais visibilidade à rede de trabalhadores internacional.

Com a categoria ao nosso lado, vamos consolidar ainda mais o papel da FUP como referência no movimento sindical brasileiro. Pretendo fazer um trabalho, de consolidação da FUP, apresentando a entidade em todas as bases, através do projeto FUP itinerante, através de reuniões em outros estados, para que a base passe a reconhecer toda direção como referência.

Ao ser perguntado sobre deixar a Cordenação do Sindipetro-NF, Zé Maria, se emocionou e não conseguiu continuar a entrevista.