CONGRENF 2016: Mesa debate sobre a necessidade da democratização das mídias

Na tarde do segundo dia do 12° Congresso Regional dos Petroleiros, a democratização da mídia foi o tema que gerou um debate intenso entre os companheiros e companheiros, que participam do evento.

Antes de iniciar o debate os jovens Natan e Emili, da escola Matias Neto, em Macaé, falaram um pouco sobre o movimento de ocupação nas escolas, das conquistas e dificuldades que estão sendo enfrentadas. A ideia é conscientizar, politizar e esclarecer alguns pontos importantes de luta para quem está dentro e fora desse movimento, e por isso, o Sindipetro NF vem apoiando essa batalha.

O debate começou com as palavras Orlando Guilhon, que está a frente do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação e da Frente Brasil Popular. Ele lamentou o retrocesso que o Brasil está vivendo, hoje com o Golpe, que envolve empresários, judiciários, mas principal a mídia, em destaque a Rede Globo.

Diante deste cenário Guihon reforçou a importância da comunicação pública, comunitária, da internet e da luta contra a hegemonia das mídias.

Luana Bonone representante do Barão de Itabaré também participou da mesa e reforçou a importância da regulamentação da mídia. Ela usou como exemplo, casos da natureza, onde como não há regras, os mais fracos não conseguem ter espaço. Lembrou da importância da Legislação trabalhista, que é o que impede os patrões de abusarem ainda mais dos funcionários para conquistar o lucro máximo. E afirmou que com a comunicação não é diferente, é importante que no mínimo se cumpra a Constituição, pois sem essas normas, quem perde é a democracia.