Congrenf que começa nesta terça debate pautas petroleiras e celebra 28 anos do NF

O Sindipetro-NF realiza nesta semana, entre os dias 2 e 4, em sua sede de Macaé, a 20ª edição do Congrenf (Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense). Neste ano o evento tem como tema “Bacia de Campos: O Futuro do Setor de Petróleo, a Luta dos Trabalhadores e a Defesa da Soberania” e celebra o aniversário de 28 anos de fundação da entidade.

O Congrenf terá participações de peso da política nacional e do mundo do petróleo, com Leonardo Boff, Teólogo, escritor, filósofo e professor universitário; Renato Simões, secretário nacional de Participação Social; e Guilherme Estrella, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, com ampla trajetória no setor de petróleo e energia.

No dia 3 de julho, a programação continua com a participação de Delúbio Soares, sindicalista e ex-tesoureiro do PT e da CUT, que abordará a importância do movimento sindical na luta pelos direitos dos trabalhadores e Rosangela Buzanelli, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, que apresentará uma visão atual das questões que afetam os trabalhadores da estatal.

Confira a programação:

14h – Chegada da Delegação e Credenciamento

16h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

16h30 – Briefing – Vídeos institucionais, falas e agradecimentos às instituições parceiras

17h – Mesa 1 – Abertura política/Conjuntura Política com Renato Simões (Secretário Nacional de
Participação Social),Leonardo Boff, (Teólogo, escritor, filósofo e professor universitário), Guilherme Estrella
(Ex-Diretor da Petrobrás) e Delúbio Soares (Sindicalista e Ex tesoureiro do PT e da CUT).

20h30 – Festa de 28 anos do Sindipetro-NF – Samba com Biguá / Jantar

08h30 – Mística com MST

09h – Mesa 2 – Caminhos para o mundo que queremos – Fortalecer os Petroleiros para
fortalecer o Brasil – Delúbio Soares (Sindicalista e Ex tesoureiro do PT e da CUT), Transição energética e
ecologia – Leonardo Boff, (Teólogo, escritor, filósofo e professor universitário), Margem Equatorial –
Rosangela Buzanelli (Representante dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás).

11h – Almoço

13h30 – Mesa 3 – Um diagnóstico de exploração e produção da Bacia de Campos. Francismar
Ferreira (Pesquisador do Ineep) e Carlos Takashi (Pesquisador do Dieese). e Eliana Felix (Fiocruz):
Resistência coletiva, trabalho e saúde do trabalhador. Mediação: Diretora Leide Morgado e Diretora
Eliane Carvalho.

15h30 – Coffee Break

16h – Discussão dos grupos de trabalho
1 – Pautas Locais (coord. Hilton)
2 – Sms e combate às opressões (Coord. Bárbara)
3 – Plano de Cargos e PLR/PPP (Coord. Johnny
4 – Setor Privado (Coord. Leide)
5 – Petros AMS (Coord. Tonhão)