Com o desafio de apontar caminhos para a reconstrução da Petrobrás e dos direitos que foram atacados pelas gestões ultraliberais da empresa, os petroleiros e petroleiras estarão reunidos entre os dias 12 e 14 de maio na 10ª Plenária Nacional da FUP, que será realizada em modo virtual (veja abaixo a programação). O tema do evento, “Basta de retrocesso: Pela reconstrução do Brasil”, propõe um diálogo da categoria em torno da questão que é central para os trabalhadores: a defesa de um projeto popular e democrático de soberania energética, com a retomada da função social da Petrobrás e seu fortalecimento como empresa pública.
Os petroleiros e petroleiras discutirão, por exemplo, o papel da categoria nas eleições deste ano, que serão determinantes para o povo brasileiro e o futuro da estatal. Temas como preço dos combustíveis, recuperação da indústria nacional, geração de empregos e soberania energética e alimentar estão no centro do debate eleitoral e envolvem diretamente o setor de óleo e gás.
A 10ª Plenafup também irá deliberar sobre as pautas das campanhas reivindicatórias do Sistema Petrobrás e das empresas do setor privado. Os trabalhadores discutirão propostas para resolver os principais entraves do Acordo Coletivo, como teletrabalho, HETT, banco de horas, fórum de efetivo, tabelas de turno e AMS.
Programação da 10ª Plenafup
12 de maio – quinta-feira
14h – Eleição da Mesa Diretora, leitura e aprovação do Regimento Interno (realização por videoconferência)
16h – Solenidade de abertura (transmissão pelas redes da FUP e sindicatos)
Convidados: Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT; Adilson Araújo, presidente nacional da CTB; Geralcino Teixeira, presidente da CNQ; Lucineide Varjão, vice-presidente da IndustriALL Global
17h às 19h
Mesa 1: Reconstrução e transformação do Brasil: Do que estamos falando? (transmissão pelas redes da FUP e sindicatos)
Convidados: Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT;. Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB; Leonardo Péricles, presidente nacional da UP; Valério Arcary, da Coordenação Nacional do PSOL
13 de maio – sexta-feira
10h às 12h
Mesa 2: Reconstruir a Petrobrás é possível: Propostas da FUP para o setor de óleo e gás nacional (transmissão pelas redes da FUP e sindicatos)
Convidados: Senador Jean Paul Prates (PT/RN) e José Sérgio Gabrielli, pesquisador do INEEP e ex-presidente da Petrobrás
15h às 17h
Mesa 3: Dialogar e mobilizar na diversidade para sustentar a Reconstrução e Transformação do Brasil (transmissão pelas redes da FUP e sindicatos)
Convidados: Pastor Henrique Vieira, professor e militante dos Direitos Humanos; Ana Flávia Marx, jornalista e coordenadora do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé; Jordana Dias Pereira, socióloga e coordenadora do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisa e Estudos da Fundação Perseu Abramo
18h às 20h
Mesa 4: Propostas da FUP para os entraves do ACT – Teletrabalho, HETT, Banco de Horas, Fórum de Efetivos, Tabelas de Turno e AMS (realização por videoconferência)
Convidados: Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Cloviomar Cararine, economista da subseção do Dieese na FUP; Adilson Siqueira, assessor jurídico da FUP
14 de maio – sábado
9h às 12h
Grupos de Trabalho (realização por videoconferência):
GT 1 – AMS e Petros
GT 2 – Teletrabalho, Tabelas de Turno e Banco de Horas
GT 3 – Luta contra as privatizações e organização dos comitês de luta
GT 4 – Saúde, Meio Ambiente e Segurança no trabalho do setor petróleo
GT 5 – Setor Privado
14h às 17h – Plenária final (realização por videoconferência)
[Da imprensa da FUP]