Conheça o manifesto elaborado pelos trabalhadores de P-38

No dia 6 de julho, os trabalhadores de P-38 realizaram assembleia para avaliar os indicativos do Sindipetro-NF para o dia 11. Veja a ata encaminhada pelos trabalhadores:

ATA DA ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DE P-38

Às 19 horas do dia 06 de julho de 2013, atendendo a convocação do Sindipetro NF que nos representa, foi realizada assembleia na sala de controle desta unidade para deliberação do indicativo de parada de emissão de PT’s no próximo dia 11 de julho de 2013 em apoio as manifestações sociais ora em curso por todo o território brasileiro em desagravo da sociedade ao estado de descontrole administrativo e politico por que atravessa o povo brasileiro. Nós trabalhadores desta unidade levantamos algumas questões que vêm persistindo como pendências sem que se dê tratamento definitivo por parte das nossas gerências envolvidas, questões que entendemos refletir a mesma insatisfação reclamada pela nossa sociedade.

1 – Contrato de hotelaria

Desde o segundo semestre de 2012 uma crise nos serviços de hotelaria tem trazido diversas dificuldades para os residentes nesta unidade. A Dall que antes prestava estes serviços, teve seu contrato suspenso após meses de problemas por falta de pagamento ao seus funcionários, falta de alimentos para as refeições da plataforma, falta de pagamento das obrigações sociais, etc. Somente após as ameaças de greve pelos seus funcionários  e a intervenção do Sindipetro-NF  os responsáveis pelo gerenciamento do contrato começaram a agir e a situação até o presente momento continua sem uma solução definitiva, até porque, a Gastro Service que veio a assumir o contrato vem incorrendo nos mesmos problemas causados pela hotelaria antecessora.

2 – Elevador Inoperante.

É sabido por todos envolvidos que há um erro de projeto deste equipamento, razão pela qual, as constantes quebras que o deixam constantemente inoperante. Na última manutenção executada pela empresa responsável os mecânicos nos confirmaram que consertar este elevador é perda de tempo e que ele não ficaria duas semanas operacional. Queremos que a Petrobrás dê um tratamento definitivo para que o elevador atenda a demanda de serviços da praça de máquinas e hotelaria.

3 – Falta de pacote de injeção de produto químicos.

A plataforma não foi concebida para trabalhar com injeção de produto químicos. Não possuímos unidade para armazenamento estacionário e injeção dosadora de produto químico. Este trabalho vem sendo feito de forma artesanal e improvisada. Em face da demanda de agua recebida na unidade, foi contratada a empresa Ecoglobal e uma planta de tratamento de água está operando com equipe da contratada. Hoje estamos realizando in-loading para tratarmos água de outras plataformas com as equipes trabalhando em turno.

4 – Retirada de acesso a Internet.
 De forma unilateral a gerência de operação restringiu o acesso à Internet há 90 minutos por dia, independentemente se é horário de folga ou trabalho para os funcionários da P-38, inclusive, ignorando padrão do Gapre que trata dessa questão para os empregados em regime offshore.

5 – Falta de operadores
Estamos desde o início deste ano trabalhando com o quadro de operadores incompleto. Em caso de férias, doença ou qualquer outra falta, os grupos ficam trabalhando com somente um operador no convés para atender toda a demanda da plataforma, e, agora ficou determinado pelo gerente do ativo que o técnico de laboratório não mais realizará as coletas de óleo e água da plataforma, ficando mais esta tarefa para o operador do turno.