Conheça os assuntos tratados na reunião com a gerência de RH da Transpetro

Estiveram reunidos na tarde desta quinta, 27, diretores do Sindipetro-NF e a Gerência do RH Coorporativo da Transpetro. Na reunião foram tratados os seguintes assuntos:

– Tempo de passagem de turno

O sindicato afirmou que o tempo de passagem de serviço no Tecab está excedendo os 27 minutos do ACT desde o segundo semestre de 2006. Um dos fatores que colaboraram para o aumento deste tempo é o grande crescimento do número de trabalhadores em turno no terminal desde a última medição em 2004. O RH informou que, em resposta a esta reivindicação, vai instalar comissão com a finalidade de analisar o tempo de passagem de turno no Terminal de Cabiúnas com a participação de um representante do sindicato. A instalação da comissão está prevista na cláusula 23 parágrafo quarto do ACT da Transpetro e realizará medições para verificar a média atual no terminal. O prazo máximo para finalizar a comissão será de 30 dias a partir da instalação.

– Hora extra do pessoal administrativo

O RH reafirmou a correção do procedimento adotado, já que somente está previsto no ACT o pagamento a 90% para as HE realizadas nas Paradas de Manutenção. O sindicato alegou que o texto do ACT não especifica o tipo de parada. Além disso, a imprevisibilidade da hora extra por uma necessidade imediata do serviço deveria ser reconhecida pela empresa com o pagamento a maior. O RH propôs um levantamento da quantidade de HE realizadas pelo pessoal administrativo, nos últimos 3 meses, afim de verificar o dimensionamento do pessoal em regime de sobreaviso. O objetivo seria reduzir a imprevisibilidade da HE do pessoal administrativo.

– Hora extra de viagem a serviço na folga para treinamento

O sindicato citou a cláusula 21 do ACT que prevê esse pagamento e alertou que tem recebido reclamações de não pagamento. O RH reconheceu que podem ter ocorrido erros já que o procedimento da Transpetro não esta em sintonia com o que o texto do acordo e comprometeu-se a analisar e solucionar a questão. O sindicato informou que vai orientar os trabalhadores a fazerem levantamento deste pagamento desde a mudança da cláusula em 2004.

– Programa piloto de auxílio academia

O RH consultou os responsáveis pelo programa e informou que não a impedimento de que a natação faça parte do programa, porém nenhuma academia está credenciada para essa modalidade nesse programa piloto que termina neste mês de dezembro. O sindicato reivindicou que o programa piloto não seja interrompido até a implantação do programa definitivo e indicou a necessidade de incluir a natação no credenciamento, já que não há impedimento para isso, conforme afirmou o RH. O RH comprometeu-se a retornar para o sindicato como a Transpetro vai proceder com o auxilio academia a partir de janeiro de 2009 tendo em vista as reivindicações do sindicato.

– Auxilio Doença – Convênio INSS

O RH reafirmou a impossibilidade de realizar o convênio por negativa do INSS. O sindicato, novamente, propôs que a Transpetro busque uma alternativa. O RH informou que tem conseguido agilizar a realização da perícia para os empregados tão logo toma conhecimento do afastamento. Os casos de demora no recebimento, geralmente, são dos empregados que demoram a informar a situação ao RH. O sindicato propôs que as duas partes consultem seus departamentos jurídicos para encontrar uma alternativa para a situação. O RH prontificou-se a fazer um levantamento do tempo para o recebimento do benefício durante o ano de 2008, com a finalidade de quantificar esses casos e estabelecer a melhor forma de solucionar o problema.

-Desconto do tempo de realização de assembléias

O RH afirmou que não há orientação do RH Coorporativo da Transpetro para realizar esse desconto e o sindicato informou que vai orientar aqueles que forem descontados a buscar a entidade para o devido tratamento.

Uma nova reunião será agendada para a segunda semana de dezembro.