Conquista do movimento sindical petroleiro, revitalização da Bacia de Campos movimenta empresariado

Como sempre defendeu o movimento sindical petroleiro, os investimentos da Petrobrás são bons para a companhia, para o país, para os municípios das regiões produtoras e também para as empresas privadas do setor petróleo.

Prova disso é o anúncio, pela Ompetro, de que vai realizar em Campos dos Goytacazes, na próxima terça, 03, no Sesi-Guarus, um evento empresarial para identificar as potencialidades econômicas que serão produzidas pela Revitalização da Bacia de Campos.

A organização do evento, chamado “Conex-E Summit Preparatory”, fala em investimentos de R$ 130 bilhões e geração de mais de 25 mil empregos, uma conquista que é consequência direta de campanhas como a “Petrobrás Fica”, realizada pelo Sindipetro-NF a partir de 2020, que mobilizou os trabalhadores, empresários e lideranças políticas da região para alertar para um então iminente fim da Bacia de Campos. Além disso, só ocorre devido à mudança no cenário político brasileiro.

Agora, as próprias entidades empresariais se reposicionam para celebrar os novos investimentos e discutir potencialidades. O evento da Ompetro, por exemplo, tem apoio da Firjan, do Sebrae-RJ, do Porto do Açu, da Petrobras e de “Petroleiras independentes”, com participação de municípios associados, instituições e lideranças políticas.

“A gente volta com esses investimentos a partir de uma luta que a gente fez, lembremos a campanha Petrobrás Fica, que nós fizemos em 2020, a Greve de 2020, a Greve de 2015 que era contra o plano de desinvestimento, e toda luta que a gente fez durante o governo Bolsonaro, foi exatamente para manter a Petrobrás firme e forte e a Bacia de Campos com a Petrobrás presente no Norte Fluminense. Isso é fruto da nossa luta, da nossa organização, da nossa articulação, com toda a mudança de gestão que foi feita no Brasil e principalmente na Petrobrás”, afirmou o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, em matéria no site da entidade.

“Novo ciclo de investimentos”

De acordo com o Secretário de Petróleo de Campos dos Goytacazes, município que ocupa no momento a presidência da Ompetro, Marcelo Neves, “o Connex-E é um passo importante para o setor energético brasileiro, que está prestes a entrar em um novo ciclo de investimentos”.

O evento será composto por cinco painéis, com os temas “50 anos de Petrobras na Bacia de Campos; perspectivas de novos negócios”; “Transição energética e nova matriz de produção no Estado do Rio de Janeiro”, “Rio 2050; novas fronteiras no desenvolvimento de óleo, gás energias no Estado”; “Inovações tecnológicas para o setor energético no Rio de Janeiro” e “Desafios e oportunidades no arcabouço regulatório e políticas públicas para o setor energético”.