Conselho Deliberativo da FUP reúne-se sábado para avaliar proposta feita pela Petrobrás e apontar próximos passos da campanha

A direção colegiada da FUP se reuniu nesta quinta-feira, 16, para discutir a proposta apresentada pela Petrobrás e decidiu convocar para o sábado, 18, a reunião do seu Conselho Deliberativo. Composto por um representante de cada sindicato filiado e pela diretoria executiva da FUP, o Conselho avaliará a proposta salarial que a empresa apresentou à Federação no dia 15 e discutirá os próximos passos da campanha. A reunião terá início às 9 horas e será realizada no Rio de Janeiro.

A proposta da Petrobrás mantém o IPCA (4,49%) como índice de reposição da tabela salarial e eleva de 6,4% para 9,36% o aumento sobre a RMNR, o que representa um ganho real entre 3,6% e 4,7%. A empresa também propõe alterações nas tabelas do Programa Jovem Universitário, cujo maior valor regional passa de R$ 540,00 para R$ 750,00 e o reembolso, de 30% para 60%. Além disso, a nova proposta aumenta a gratificação extraordinária de 80% para 100% sobre uma remuneração ou R$ 6.000,00, o que for maior.

Acesse na página da FUP os demais pontos da proposta feita pela Petrobrás: http://www.fup.org.br/email_geral/fup_712.pdf

Mobilizações

Os petroleiros continuam em estado de greve em todas as bases da FUP e, seguindo as orientações dos sindicatos de intensificarem as mobilizações. Na quarta-feira, 15, os trabalhadores próprios e terceirizados do prédio administrativo da Petrobrás em São Paulo (Edisp) atrasam o expediente até as 10 horas da manhã. Na Replan, Recap e Regap, os petroleiros também fizeram mobilizações na quarta-feira. Em Pernambuco, os trabalhadores terceirizados do setor de segurança patrimonial do Terminal de Suape se mobilizaram na terça-feira, 14, em protesto contra atrasos de nove dias no recebimento de seus salários.