Conselho Deliberativo da Petros decide nesta sexta, 24/03, o pagamento dos superbonus para os diretores da nossa Fundação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Não bastassem os péssimos resultados financeiros obtidos pela atual direção da Petros, na administração dos PPSPs- Planos Petros do Sistema Petrobrás, do PP2 – Plano Petros 2 e do PP3 – Plano Petros 3, o pagamento de um novo equacionamento no PPSP dos Repactuados, o PED-2021, a partir de abril deste ano, o provável novo déficit no PPSP dos Não Repactuados, que poderá levar a um novo equacionamento, a partir de abril de 2024 e a provável redução no valor dos benefícios pagos pelo PP3, a partir de junho de 2023, os participantes e assistidos desses planos são surpreendidos com a possibilidade de pagamento de um absurdo superbonus  para os membros dessa mesma direção.

Caso o Conselho Deliberativo – CD da Petros aprove, na sua reunião extraordinária, prevista para o próximo dia 24/03, sexta, o pagamento desses superbonus, os atuais diretores receberão vultosos R$ 9,5 milhões, enquanto mais de 70 mil participantes e assistidos da Petros amargam o pagamento de contribuições extras, de forma vitalícia, um verdadeiro escárnio, com esses companheiros e companheiras, que dedicaram e dedicam sua vida laboral para construir a maior empresa do país, a Petrobrás e suas subsidiárias.

Além desses péssimos resultados financeiros, o atendimento telefônico da nossa Fundação é precário, não resolve os problemas mais simples, o atendimento presencial não existe, a concessão de benefícios demora excessivamente e não há transparência nos atos da sua direção e do seu Conselho.

Soma-se ao pagamento dos superbonus, os aumentos aprovados pelo Conselho a esses diretores, nos últimos anos, em percentuais muito superiores à inflação do período, enquanto aposentados e pensionistas não conseguem sequer pagar as suas contas do mês.

A falta de transparência da atual gestão da Petros é evidente. A possibilidade desse pagamento somente chegou ao conhecimento dos seus participantes e assistidos, através da grande imprensa, numa matéria publicada pela CNN Brasil.

Somente depois dessa divulgação a direção da nossa fundação veio a público para confirmar a possibilidade desse pagamento. A nota divulgada pela direção da Petros não desmentiu os vultosos valores publicados, na matéria da CNN e se limitou, apenas, a tentar justificar a regularidade e legalidade desse absurdo pagamento.

Resta agora aguardar o bom senso dos membros do Conselho Deliberativo, eleitos e indicados para barrar esse milionário pagamento.

A situação é tão absurda que para essa aprovação, foi convocada uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, no dia 24/03, sexta, quando, na semana seguinte, dia 29/03, quarta, está prevista uma reunião ordinária do Conselho Deliberativo.

Diante da importância dessa votação esperamos que os Conselheiros titulares, principalmente os indicados pela direção da Petrobrás, que tem o voto de desempate, não fujam das suas responsabilidades e estejam presentes nessa importante reunião.

Nesse sentido, estaremos acompanhando atentamente a votação dessa matéria. Esperamos que os Conselheiros presentes tenham compromisso com os participantes e assistidos da Petros e votem contra esses milionários superbonus.

Nesse episódio, a célebre frase do imperador romano Júlio César, continua atual: “A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”, ou seja, quando a imagem e o discurso não combinam, a desconfiança se faz presente.

A possibilidade de judicialização pelos atuais diretores da Petros, inclusive contra os próprios Conselheiros, não pode ser justificativa para a aprovação desses superbonus, pois, nesse caso, o estatuto da Petros garante o pagamento de advogados pela Fundação.

Além disso, o órgão de fiscalização da Petros, a Previc, está acompanhando a votação dessa matéria e dependendo da decisão dos Conselheiros poderá abrir um processo sancionador, usado para aplicar penalidades, quando há irregularidades na atuação dos Conselheiros e outros dirigentes.

Entretanto, o mais importante é a responsabilidade e o compromisso desses Conselheiros com o verdadeiro dono do patrimônio da Petros: seus participantes e assistidos.

Qual a imagem que esses Conselheiros terão perante mais de 70 mil participantes e assistidos, principalmente os aposentados e pensionistas, que estão com imensa dificuldade nas suas vidas e das suas famílias, levando, inclusive ao suicídio, quando, ao mesmo tempo, aprovam, autorizam e concordam com o pagamento de milionários superbonus.

O pagamento do superbonus pode seguir um regramento pré-estabelecido e, portanto, regularmente aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Porém, mesmo assim, por respeito e principalmente moralidade, diante dos péssimos resultados obtidos pela diretoria da Petros, na administração dos PPSPs, do PP2 e do PP3, é necessário que os Conselheiros não aprovem esses absurdos superbonus.

Estamos de olho.