Coordenador do NF condena leilão em audiência pública

O coordenador do Sindipetro-NF e representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, José Maria Rangel, participou na manhã de hoje, na sede da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Rio, de audiência pública sobre as regras do novo leilão do petróleo, previsto para outubro. O sindicalista condenou com veemência a realização do leilão e afirmou que se empenhará na mobilização dos movimentos sociais contra a venda do direito de exploração do petróleo brasileiro.

“Nossas falas aqui não vão convencer ninguém. Nós, enquanto movimento social organizado, temos que ir para as ruas, para a mídia, fazer como fizemos em 2007 e 2008, com uma grande campanha de televisão, e os leilões foram suspensos por cinco anos porque nós demonstramos para a sociedade o quanto ela está sendo lesada neste processo”, disse José Maria, na audiência.

O sindicalista também lembrou que “todas as grandes guerras do mundo envolvem petróleo ou água”, chamando a atenção para o valor estratégico destes recursos para a soberania de um país.

“Eu tenho a clareza de que nós vamos conseguir barrar mais uma vez todo este processo de entrega que está sendo feito. Esta é a tarefa dos movimentos sociais e eu vou defender isso, como conselheiro, dentro do Conselho de Administração da Petrobrás, porque penso que é um grande equívoco a realização de qualquer leilão, principalmente das áreas do pré-sal”, concluiu.

Da base do Norte Fluminense, também participaram da audiência o coordenador de Comunicação do Sindipetro-NF, Marcos Breda, e o candidato a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Transpetro, Cláudio Nunes.