Coordenador do NF diz que categoria tem que fazer greve neste ano maior que a de 2015

[Das Imprensas do NF e da FUP] Em fala contundente, nesta tarde, durante audiência pública que discutiu desafios e perspectivas da Petrobrás, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, em Salvador, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, afirmou que a categoria petroleira precisará fazer neste ano uma greve ainda mais forte do que a que fez em 2015, quando os trabalhadores pararam a produção contra a agenda de desmonte da companhia.

“O petroleiro é referência em todo o lugar que ele está. Temos que usar isso para levar para a sociedade o que está acontecendo. Nós produzíamos 1,5 milhão de barris de petróleo por dia há 14 anos, hoje estamos em 3 milhões, e isso foi obra nossa, foi trabalho nosso. Em 2015 nós fizemos uma greve histórica, mas foi um ensaio. Paramos no início do movimento 500 mil barris, mas neste ano nós vamos ter que fazer uma bem maior”, disse Bezerra.

A plateia da audiência pública é formada em grande parte pelos integrantes da FUP e delegações do XVII Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros), que acontece de amanhã a domingo na capital bahiana.

O coordenador do Sindipetro BA, Deyvid Bacelar, abriu a audiência ressaltou a importância da resistência petroleira ao desmonte do Sistema Petrobrás.

Geranilson Requião, prefeito de Catu, um dos 12 municípios da Bahia afetados pelos desmonte do Sistema Petrobrás no estado, destacou os impactos econômicos e sociais da privatização da empresa. Só em termos de empregos, já foram fechados cerca de dois mil postos de trabalho de empresas que prestavam serviço para a Petrobrás nestes municípios.

O ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, destacou a urgência da sociedade brasileira se mobilizar para impedir a destruição da estatal.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, afirmou que o desmonte da Petrobrás é uma ofensiva dos golpistas para desmontar o projeto de desenvolvimento nacional construído nos governos do PT.

Também são expositores na audiência o secretáro de Desenvolvimento Econômico do estado da Bahia, Jaques Wagner, a integrante da executiva nacional da CUT, Elisângela Araújo, a professora da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Marise Carvalho, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia, Jonas Paulo.

[Atualizado às 19:29]