Coordenador do NF explica pauta do Vale Alimentação para petroleiros offshore

Com a recente divulgação da versão final da Pauta de Reivindicações da categoria petroleira, as primeiras dúvidas começaram a surgir e a diretoria do Sindipetro-NF está empenhada em esclarecê-las. Uma das que geraram muitas interações com as redes sociais digitais da entidade foi a do Vale Alimentação para o pessoal offshore.

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, explica que a Pauta de Reivindicações é uma construção coletiva, que passa por instâncias locais (Congrenf, por exemplo) e nacionais (Plenafup). Antes de ser entregue à Petrobrás, é sistematizada pela FUP, com a sua assessoria jurídica.

O sindicalista explica ainda que, ainda assim, podem permanecer erros materiais que não impactam nas negociações, pois não se trata da redação final do ACT, apenas de reivindicações que têm as suas essências levadas às mesas de negociação com a empresa.

Sobre o VA para trabalhadores offshore, o coordenador lembra que é um pleito antigo que já é consolidado como direito para alguns trabalhadores de empresas prestadoras de serviço para a Petrobrás, e que agora a FUP vai negociar as condições e os valores em mesa de negociação de acordo com o que foi construído coletivamente em assembleias, congressos e plenárias.

Ele adverte, no entanto, que a empresa tem mantido um discurso de “austeridade” e que qualquer conquista dependerá da greve que a categoria fará. Confira: