A categoria petroleira do Norte Fluminense está em período de assembleias para votar indicativos de greve e de eleição de delegados e delegadas ao 21º Congrenf. O coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges, fez há pouco, nas redes sociais do sindicato, um chamado eloquente para que os petroleiros e petroleiras participem de modo massivo, como forma de pressionar a gestão da Petrobrás a avançar em soluções para diversas reivindicações dos trabalhadores.
O sindicato já está recebendo atas das assembleias das plataformas e dos turnos de terra. Nesta semana também acontecem as assembleias nas bases administrativas. A categoria tem demonstrado indignação com a política de austeridade da empresa para com os empregados e de generosidades para com os acionistas.
Borges citou questões como o teletrabalho, os equacionamentos da Petros, Participação nos Resultados, regime de trabalho, sucateamento das áreas operacionais, entre outras. Confira:
Calendário das assembleias
Calendário Cabiúnas – Adm 21/05 às 7h
Cabiúnas – Turnos 18/05, 20/05, 22/05, 24/05 e 26/05 todas às 19h
Imbetiba /Praia Campista 20/05 às 13h
Imboassica – Igrejinha 22/05 às 13h
Plataformas e outros Turnos de Terra atas até dia 29/05
Setor Privado – De 17/05 a 29/05
Pautas das Assembleias
Aprovação de GREVE, com data a ser divulgada pelo Sindipetro-NF, em função da pauta pre-aprovada pela categoria, com os itens abaixo:
1) Defesa do teletrabalho com regramento negociado coletivamente.
2) Contra redução da remuneração variável dos trabalhadores.
3) Por recomposição dos efetivos.
4) Por segurança em todo o sistema Petrobras, nas prestadoras de serviço e no período de manutenção e partida da FAFEN PR.
5) Pelo fim do equacionamento da Petros.
6) Por um plano de cargos e salários justo e isonômico.
7) Ação RSR.
8) As definições de greve sejam construídas de forma conjunta entre as federações (FUP e FNP).
Obs. Na assembleia seguinte, nas mesmas datas, a categoria elege delegados e delegadas ao Congrenf, conforme edital específico.