Coordenador do Sindipetro-NF participa de debate sobre a implementação do Fundo Soberano

O coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, participou na manhã desta sexta-feira, 29, da mesa de debate sobre a implementação do Fundo Soberano. O encontro organizado pelo Deputado Estadual André Ceciliano (PT) aconteceu no auditório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, e reuniu representantes de diversos setores da região.

Tezeu começou sua fala parabenizando ao Deputado pela sabedoria de conseguir reunir tantas representatividades em prol de um debate, que envolve toda a região e falou sobre o sentido do Fundo Soberano.

“O maior exemplo de Fundo Soberano que nós temos, é o da Noruega. País este, que usou os recursos oriundos do petróleo com muita habilidade e que hoje tem um dos maiores IDHs do mundo, infelizmente, diferente do que aconteceu no Norte Fluminense. Então, não podemos cometer os mesmos erros, que foram cometidos com os royalties, ao permitir que eles fossem usados para qualquer coisa.  O Fundo Soberano tem que ter a missão de garantir a permanência de um setor produtivo forte e de garantir a vida dos brasileiros”, ressaltou Tezeu.

O coordenador do NF falou ainda sobre a importância da Ompetro nos debates e também da disponibilidade do sindicato de contribuir com pesquisas importantes sobre o cenário do petróleo.

“Gostaria de falar também sobre a importância do papel da ompetro, apesar de nunca termos sido convidados para uma reunião, nós temos muito a contribuir como trabalhadores, como sindicato, com estudiosos que temos como o Dieese e o Ineep, que trazem pesquisas importantes sobre o setor. Nós temos várias propostas para restabelecer os investimentos da Petrobrás. Não sei se todos sabem, mas na nossa região, os investimentos caíram de 10 milhões para cinco milhões ao ano. Com isso, eu sinto vergonha, quando vejo representantes dos governos regionais batendo palma para atual gestão da Petrobras, que tem reduzido a nossa empresa a uma empresa de fundo de quinta. Nós sabemos e acreditamos no potencial da empresa e por isso, chamamos todos em defesa da Petrobrás”, ressaltou.

Por fim, Tezeu lembrou da importância da política no dia-a-dia do povo brasileiro e reafirmou a necessidade da participação do povo em prol de um país melhor. “Juntos nós somos muito mais fortes”, finalizou.

Lembrando que o objetivo do encontro foi apresentar a Emenda Constitucional 86/21, que criou o fundo – uma poupança com recursos dos excedentes dos royalties e participações especiais do petróleo para financiar o desenvolvimento do estado a médio prazo.

“O Fundo Soberano é uma poupança pública para financiar investimentos de infraestrutura, ciência e tecnologia, novos produtos, projetos que gerem emprego e riqueza no Estado do Rio de Janeiro. Para que a nossa economia tenha fôlego para ir além dos royalties do petróleo. É hora de pensar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva para aumentar a receita, que é o nosso grande problema”, afirma Ceciliano.