Cresce o número de CATs

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Insegurança crônica

Cresce o número de CATs

 Levantamento do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF mostra que aumentou o número de CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho) em 2012. Foram 1680 comunicações até o último dia 18 — em 2011 foram 1610. A média diária é de 4,8 casos. O maior número de vítimas de insegurança continua a vir do setor privado. Entre trabalhadores da Petrobrás, o número caiu de 372 para 298, mas entre os petroleiros de empresas privadas o número aumentou de 1207 para 1360, na comparação com 2011.
 O noticiário sobre acidentes de trabalho foi uma constante no Nascente deste ano, estando presente em praticamente todas as edições e gerando manchete em 51% delas (veja levantamento na página 4). A primeira edição de 2012, a de número 729, já trazia o registro de uma morte de um petroleiro do Rio Grande do Norte. Em todo o país, de acordo com a FUP, 12 petroleiros perderam suas vidas no sistema Petrobrás em 2012. Na região, houve uma morte no local de trabalho e seis mortes no trajeto para a empresa.
 O dado positivo de 2012 na área da segurança foram os embarques dos diretores do NF nas reunições das Cipas das Plataformas, que ocorreram em todas as unidades operacionais da região, uma conquista do Acordo Coletivo de Trabalho. Apesar de alguma resistência da empresa em alguns casos, o saldo geral do ano é bem avaliado pela diretoria, e já há embarques previstos para 2013.

CATs recebidas pelo NF de 2008  a 2012

ANO     PETROBRAS       SETOR PRIVADO       TRANSPETRO     TOTAL
2008              174                       129                                   12                  315
2009               218                       532                                   23                 773
2010               234                       889                                   31               1154
2011               372                    1207                                    31                1610
2012              298                     1360                                   22                  1680

Repouso remunerado
A ação movida pelo NF que mais obteve espaço entre os assuntos noticiados pelo Nascente, neste ano, foi a que reivindica o pagamento dos reflexos das horas extras no repouso remunerado. Em 25 de julho terminou o prazo para inclusão do nome na listagem. NF aguarda decisão judicial sobre a lista.

Imbetiba
Inspeção na estação de fluidos realizada pela Cipa de Imbetiba, em 13 de junho, na base da Petrobrás em Macaé, identificou pendências como a existência de extintores de incêndio vencidos. Também chamou atenção a falta de número suficiente de equipes de resgate em uma obra nos tanques de armazenamento.

Campanha reivindicatória: Conquistas no ACT

Proposta arrancada às vésperas de greve

 Foi sob a pressão de uma greve marcada que a Petrobrás chegou a uma proposta de Acordo Coletivo que merecesse a aprovação dos petroleiros, em assembleias que terminaram em 14 de outubro. 
 “Após o movimento de paralisação de PTs realizado por 41 plataformas da Bacia de Campos, o ato dos petroleiros no dia 3 na frente da Transpetro e com a proximidade da greve marcada para o dia 11 de outubro, a empresa acabou por apresentar a proposta que traz avanços para a categoria. Reunida por dois dias, na segunda, 8, e na terça, 9, a diretoria do NF avaliou a proposta, o quadro nacional dos petroleiros, e decidiu encampar os indicativos aprovados no Conselho Deliberativo”, registrou o Nascente 768, em 11 de outubro.
 Entre outras conquistas, a proposta que levou ao acordo aumentou o ganho real e o valor do abono, que avançou para um novo patamar tanto em remunerações quanto no piso; trouxe a conquista de mais um extraturno (dobradinha) e alterou de 90% para 100% o pagamento das horas extras dos trabalhadores de regime administrativo que atuam nas paradas de manutenção e partidas das novas unidades.
 Até a assinatura do ACT, muito chão foi percorrido, com a discussão democrática das reivindicações dos trabalhadores em fóruns como o Congrenf (Congresso Regional), realizado de 17 a 19 de julho, na sede do NF em Macaé, e a PlenaFup (Plenária Nacional da FUP), realizada em Porto Alegre, de 2 a 5 de agosto.

EVENTOS

DIA DAS MULHERES
No dia 6 de março, o NF promoveu almoço com a apresentação da peça “Mulher é tudo”, para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. O teatro da sede de Macaé ficou lotado. A peça conta a história do encontro de quatro mulheres de idades diferentes (17, 35, 54 e 70 anos), com pitadas de humor e emoção. Elas dividem experiências do feminino conforme suas idades: primeira menstruação, gravidez precoce, dupla jornada de trabalho, abuso sexual, violência domestica, entre outras.

ONZE ANOS DA P-36
Nos dias 14 e 15 de março, o NF promoveu uma sequencia de debates sobre as condições de segurança na Bacia de Campos, além de atos nos aeroportos. As atividades lembraram a passagem dos 11 anos da tragédia da P-36. Entre os debatedores estiveram especialistas da área, familiares das vítimas e diretores do Sindipetro-NF. Entre os temas abordados esteve “Interdições e Autuações na Bacia de Campos”.

CONSCIÊNCIA NEGRA
Abertas em 12 de novembro, as comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, promovidas pelo NF contaram com a mais extensa programação de toda a história do evento. Foram shows, exibição de filmes, espetáculo de dança, oficinas de artes e debates ao longo de todo o mês. Entre os destaques esteve a apresentação do grupo Makala Música e Dança, do AfroReggae.

TORNEIO DE FUTSAL
Mais uma vez o tradicional evento de futebol promoveu a integração entre trabalhadores do setor petróleo na região. Na oitava edição do evento, realizado em agosto, foi campeão foi o Primos, que venceu o time da Schulumberger na final por 10 a 6. A novidade do ano foi a realização de uma partida de futebol feminino, disputada entre o Reunidas F.C. e o SIB Macaé. Além dos três primeiros colocados, o torneio premiou ainda com troféus o artilheiro Fabiano Ribeiro da Silva, com 23 gols, e o goleiro menos vazado, Janderson Reid.

CAMBAÍBA
O Dia de Finados, o 2 de Novembro, serviu para celebrar uma nova vida para militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra). Com apoio do Sindipetro-NF e de outras entidades dos movimentos sociais, o movimento ocupou as terras da usina Cambaíba, em Campos. O local é disputado na Justiça pelo Incra para fins de reforma agrária e é alvo de denúncias de que teria sido utilizado para incinerar corpos de militantes políticos durante a recente Ditadura Militar brasileira.

SEM MORDAÇA
Atos públicos nos aeroportos e a realização de uma grande campanha de mídia, para estimular os petroleiros a não se calarem em relação às condições inseguras de trabalho, marcaram as atividades do sindicato neste ano. As datas de 15 de Março (11 anos da Tragédia da P-36), 28 de abril (Dia em Memória das Vítimas de Acidentes), 1º de Maio (Dia do Trabalhador) e 27 de Julho (Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho) serviram de mote para diversas ações de conscientização e denúncia realizadas pelo sindicato ao longo do ano.

Hotelaria e Ambiência

Cardápio de problemas

Maus tratos vão da alimentação às punições

 Um direito básico, do acesso a um alimentação digna, esteve entre os problemas enfrentados pelos petroleiros da região neste ano. No Parque de Tubos, o sindicato teve que atuar reverter uma situação degradante de um refeitório em um container, como mostrou o Nascente 736, de primeiro de março. Na Estação de Barra do Furado, um operador que atuava à noite precisava se alimentar por meio de quentinha. Mas foram das plataformas os relatos mais dramáticos.
 Foram noticiados casos que envolveram problemas com a hotelaria em unidades como a P-27, P-09, PGP-1, P-54, entre outras. O sindicato mobilizou a categoria para produzir relatos sobre as condições de habitabilidade e pressionou a Petrobrás para resolver as pendências. Houve até casos de baratas encontradas na comida e falta de ítens, entre outros absurdos. O sindicato se reuniu com a SRTE (Superintendência Regional do Trabalho), no último dia 18, para tratar do capítulo sobre vivência a bordo do Anexo II da NR-30.
Ambiência
 Na relação da empresa com os trabalhadores, o ano também foi de muita truculência. Houve, por exemplo, relatos de punições na P-48 (em janeiro), de demissão na P-33 (em abril), de assédio na P-53 (em julho), entre muitos outros casos.
 A empresa também insistiu na manutenção de punições a petroleiros da Petrobrás que participaram da Greve pela Vida, ainda que com uma redução unilateral, assim como não atuou para reverter demissões de trabalhadores perseguidos no setor privado.
 Em Cabiúnas, o sindicato briga na Justiça pela reversão da demissão de uma petroleira, que chegou a ter cassado o seu direito de participar da eleição para o Conselho de Administração da Transpetro — pleito que, depois, viria a ser suspenso em razão de inúmeras irregularidades apontadas pelo Jurídico do Sindipetro-NF.

Transporte Aéreo

Caos no solo e medo no ar

Atrasos, transferências e muitas ocorrências

 Saguões lotados, falta de planejamento para lidar com centenas de transferências de voos e diversas ocorrências com aeronaves resumem um ano de muita insatisfação dos petroleiros em relação ao transporte aéreo para as plataformas. Nem mesmo o início das operações de um hangar improvisado no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, em julho, foi suficiente para desafogar o sistema congestionado.
 Entre as principais notícias do ano sobre o tema está um acidente com helicóptero da BHS em 7 de fevereiro, quando a aeronave tocou o rotor de cauda no navio Locknagar mas conseguiu pousar sem deixar vítimas, além de relatos sobre voos apreensivos, alertas de pane e retornos ao solo, em embarques para unidades como P-37 (em 24 de fevereiro), PPM-1 (em 5 de março), P-51 (17 de abril), P-09 (29 de maio), P-53 (4 de dezembro), P-50 (12 de dezembro), entre muitos outros ao longo do ano.
AW-139 e protesto em Campos
 O noticiário sobre o setor aéreo também foi marcado pela apreensão dos trabalhadores com o retorno do AW-139, que teve reprojetada uma pá do rotor de cauda após a queda de uma aeronave do mesmo modelo em 19 de agosto de 2011, causando quatro mortes. O sindicato tem defendido os petroleiros que exercem o direito de recusa a voar no helicóptero.
 Entre os protestos da categoria, contra a precariedade do setor, esteve um piquete no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, no dia 7 de novembro.

CURTAS

Perdas
O sindicalismo petroleiro na região teve duas grandes perdas neste ano: em 17 de janeiro, morreu o funcionário do Sindipetro-NF Luiz Antônio Carvalho Maia, o Luizão, aos 46 anos. E em 11 de novembro, partiu o sindicalista José Celso de Araújo, 59 anos, que foi diretor do Sindipetro-RJ e diretor da FUP.

Cidadania
O Sindipetro-NF apoiou neste ano a mobilização pela duplicação da rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), que contou com participação da categoria petroleira, parcela da comunidade que sofre com os engarrafamentos constantes entre Rio das Ostras e Macaé. Entre as atividades, houve panfletagem de manifesto em 22 de maio, próxima ao Parque de Tubos.

Resgate
O ministro da Defesa, Celso Amorim, e representantes das Forças Armadas, em Brasília, receberam o Sindipetro-NF em 11 de julho e  firmou compromisso para criação de um Grupo de Trabalho, envolvendo o ministério, a representação dos trabalhadores e a Petrobrás, para estudar formas de estruturar um serviço de busca e salvamento em casos de acidentes nas plataformas brasileiras. A questão permanece em aberto, e o sindicato manterá a cobrança.

Cursos da Saúde
O Departamento de Saúde do NF promoveu dois cursos em 2012. O primeiro, sobre Benzeno, aconteceu nos dias 24 e 25 de abril, e contou com palestras das pesquisadoras da Fundacentro-SP, Luíza Maria Nunes Cardoso e Arline Sydnéia Abel Arcuri. Em julho, a categoria contou com nova edição do curso de Cipa, que teve, entre os expositores, convidados como Luis Eduardo Alcântara de Melo (Previdência Social), Raphael Queiroz (ANP), Roberto Moraes (IFF) e Marcelo Figueiredo (UFF).

PLR
O ano está terminando com a categoria em luta pela regulamentação da PLR. A proposta dos trabalhadores tem sido construída há vários anos, nos fóruns petroleiros, e foi consolidada em seminário nacional realizado em 30 de março de 2012. Depois de muita mobilização e negociação, a quitação da PLR 2011 foi aprovada em assembleias em julho, com a exigência de que a PLR 2012 contemplasse uma proposta de regramento. Na última segunda, 17, foi realizado o Dia Nacional de Luta pelo Regramento da PLR.

Dieese

O NF e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) lançaram em 11 de outubro, no teatro do sindicato, em Macaé, a pesquisa da Cesta Básica no município. A cidade é a primeira, sem ser capital de estado, a contar com este tipo de levantamento. O Dieese também passou a prestar, neste ano, o serviço de editar um boletim trimestral que monitora a produção de petróleo na Bacia de Campos. Os dados ficam disponíveis para a comunidade emwww.sindipetronf.org.br.

Setor privado

Um 2012 de muita luta

 Muita luta e mobilização durante todo o ano no setor petróleo privado. Petroleiros da Halliburton, Schulumberger, BJ, Baker e Perbras estão entre os que realizaram grandes assembleias e manifestações em 2012. Na Halliburton, por exemplo, assembleia lotada aprovou o ACT em 6 de dezembro. E entre as mobilizações, um dos destaques foi a realizada na BJ, em 5 de outubro, quando os trabalhadores fizeram um trancaço que atrasou o início do expediente em três horas. No dia 17 de setembro, os trabalhadores da mesma empresa pararam por quatro horas.
 Mas os problemas continuam. O ano termina com grande insatisfação entre os trabalhadores da Dall,  de hotelaria, que não são representados pelo NF mas têm a solidariedade do sindicato. Eles fizeram uma paralisação para protestar contra várias pendências.
 No dia 6 de dezembro, festa de confraternização promoveu a integração entre os petroleiros do setor privado.

Cabiúnas: MObilização o ano todo

 Em um ano em que Cabiúnas viveu perseguições políticas a trabalhadores, com punições em consequência de mobilizações e até demissão, os petroleiros do terminal responderam à altura com uma constante mobilização. Por meio de troca de ocícios e encaminhamento de denúncias — e da pressão por reuniões que foram frequentemente negadas pela empresa —, a base foi uma das que mais tiveram espaço no noticiário do Nascente em 2012. Entre os protestos, esteve o que levou os trabalhadores a almoçarem fora do terminal, em 6 de junho, cumprindo a correta duração de uma hora de intervalo. Outro exemplo de mobilização foi a que a categoria realizou entre os dias 5 e 8 de novembro, contra mudanças que geram insegurança no terminal, entre elas a que altera a forma de marcar o ponto eletrônico.
 Alguns dos principais temas das lutas dos trabalhadores da base têm sido o combate às perseguições, valorização da manutenção, monitoramento correto do benzeno, tempo da passagem de turno, problemas no transporte, brigada de emergência dedicada, PTs para caminhões a vácuo, entre outros.

O ano nas manchetes do Nascente

Em 2012 circularam 49 edições do boletim. Confira abaixo os temas das manchetes

EDIÇÃO – DATA  – MANCHETE  e ASSUNTO
777  13/12/12 NF leva à SRTE pendências sobre Anexo II da NR-30    Segurança
776  06/12/12 Empresa desrespeita sindicato e descumpre Acordo Coletivo   Segurança
775  29/11/12 Fim de convênio geral apreensão na categoria     Convênio INSS 
774  22/11/12 Petrobrás abranda punições que NF quer cancelar    Ambiência
773 14/11/12  Protesto por segurança e contra improviso aéreo    Segurança
772  08/11/12 Ponto batido do jeito certo       Mobilizações
771  01/11/12  Mobilização terá medição paralela do tempo no Tecab    Mobilizações
770  25/10/12  Operador atua sozinho em Barra do Furado     Segurança
769  18/10/12  Um mar de problemas na plataforma PCH-2     Segurança
768  11/10/12  NF indica suspensão do Estado de Greve e aprovação do ACT   C. Reivindicatória
767 05/10/12  Conselho Deliberativo da FUP continua hoje     C. Reivindicatória
766  27/09/12  Categoria pronta para intensificar as mobilizações    C. Reivindicatória
765  20/09/12 FUP e sindicatos indicam Greve de 24h no dia 26    C. Reivindicatória
764  14/09/12 Para denunciar precariedade, NF atrasa voos em Campos   Segurança
763  06/09/12  Setembro quente        C. Reivindicatória
762  30/08/12 Mobilização pela segurança marca entrega da pauta    Segurança
761  24/08/12  Vai começar         C. Reivindicatória
760  16/08/12 Quase 30 anos depois, insegurança continua     Segurança
759  09/08/12 NF quer posição oficial da Petrobrás sobre P-53    Segurança
758  01/08/12  P-53: Na dúvida, pare… de embarcar      Segurança
757  26/07/12  Trabalhadores denunciam falta de registro de SMS    Segurança
756  19/07/12 Reaberta temporada de punições em Cabiúnas     Ambiência
755  12/07/12 Ministro recebe NF para discutir resgate     Segurança
754  06/07/12  Paralisação de PTs hoje na base de Cabiúnas     Segurança
753  29/06/12 Demitido por passar mal       Segurança
752 21/06/12  Pelo menos mil voos transferidos em 30 dias     Caos Aéreo
751  14/06/12  NF pede relatos sobre acidente com Marlim Sul     Segurança
750  08/06/12 Manutenção protesta na base de Cabiúnas     Mobilizações  749  31/05/12  NF entra na Justiça para anular eleições do CA da Transpetro   Ambiência
748  24/05/12 Petroleiros denunciam caos na hotelaria a bordo    Hotelaria
747  17/05/12 NF fecha em 25 de julho listagem para ação do Repouso Remunerado  Jurídico
746  10/05/12  NF quer fim das perseguições em Cabiúnas     Ambiência
745  03/05/12  Petroleiro é punido por discordar da gerência     Ambiência
744  26/04/12  Novo mutirão de relatos sobre condições de trabalho    Segurança
743  19/04/12 Nove diretores do NF embarcam hoje      Segurança
742  12/04/12  Não deixe a segurança no trabalho para depois    Segurança
741  05/04/12 Chegou a hora de passar um novo pente fino na Bacia    Segurança
740  29/03/12 Vazamento de produto químico na P-43 causa náuseas e irritação  Segurança
739  23/03/12  Mobilização reforça pauta da manutenção e sobre outras reivindicações Mobilizações
738  15/03/12  Onze anos depois, por pouco a tragédia não se repete    Segurança
737  08/03/12 Dia da Mulher no NF: Tudo e muito mais       Evento do NF
736  01/03/12 Refeitório indigesto no Parque de Tubos     Hotelaria
735  16/02/12  Interdições em 2011 geraram perdas de 1 milhão de barris   Segurança
734  09/02/12  Novo acidente com rotor de cauda lembra tragédia do Toisa Mariner  Segurança
733  03/02/12  Perseguição política provoca punições no Terminal de Cabiúnas  Ambiência
732 26/01/12  Trabalhador com dedo amputado só é desembarcado no dia seguinte  Segurança
731  19/01/12  NF quer qualificação de brasileiros      Ambiência
730  12/01/12  Geplat quebra compromisso e pune trabalhadores de P-48   Ambiência
729  05/01/12  Ano termina com uma morte e relatos de acidentes    Segurança