Da Imprensa da CUT-RJ – Mais de 400 sindicatos sob intervenção, dez mil sindicalistas com mandatos cassados. Essas foram algumas das consequências da ditadura reveladas no vídeo Sindicalismo e Ditadura que será lançado nesta segunda-feira, dia 4 de maio, às 18h30, no Museu da República, durante o VI CINENCONTRO 50/35. Após a exibição, será realizado debate com a presença do ex-senador Geraldo Cândido e representantes do Dieese, da CUT e do Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça.
A produção audiovisual, com duração de dez minutos [assista aqui], destaca as dificuldades enfrentadas pelos movimentos sociais para garantir conquistas trabalhistas e a repressão dos anos de chumbo. Temas atuais em tempos de manifestações que levantam a bandeira da intervenção militar e em que a Câmara de Deputados aprova o projeto da terceirização.
O vídeo faz parte da série Jornada: um olhar sobre o mundo do trabalho, produzido pela ONG Criar Brasil, em parceria com a CUT-RJ. O terceiro ano da série aborda também: trabalho rural, mobilidade urbana, licença maternidade e paternidade, geração de empregos em grandes eventos. A série faz parte do projeto Radiotube que tem patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
O evento de lançamento tem entrada gratuita e contará com a presença de sindicalistas atingidos pela repressão durante a ditadura.
Serviço:
Exibição do vídeo Sindicalismo e Ditadura e debate
Lançamento da série Jornada: um olhar sobre o mundo do trabalho
Dia 4 de maio, segunda-feira, às 18h30
VI CINENCONTRO 50/35
MUSEU DA REPÚBLICA
Rua do Catete, 153
Entrada Gratuita
Informações: (21) 2242 8671