Danielle Pereira fala sobre o racismo no mundo do trabalho no 2º dia do Congrenf

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A segunda palestra desta terça-feira, 30, do Congrenf tratou sobre a falta de oportunidades e condições dignas de trabalho para os negros e negras, principalmente diante da pandemia.  O tema foi abordado pela Doutora em Ciências Políticas e Pesquisadora na Universidade de Coimbra, Danielle Pereira.

Danielle trouxe dados atualizados, que comprovam a discriminação no cenário de trabalho. Segundo dados do IBGE do ano passado, o número da população negra desocupada era quase o dobro da população branca. Com relação ao rendimento mensal, a população branca registrou um valor 73,9% superior ao rendimento da população negra. Outras dados também comprovam claramente essa descriminação.

A especialista também citou o fato de que o trabalho considerado braçal com faxineiras, cozinheiras, entre outros afazeres também são uma realidade dentro deste cenário. A ideologia meritocracia permite a naturalização a hierarquização as pessoas negras estarem nos trabalhos braçais.

Já dentro do cenário da pandemia do Covid-19, este problema se torna ainda mais perverso. Pois, no geral, os negros estão em trabalhos considerados não essenciais e sem garantias trabalhistas. Além disso, a tendência é que a seletividade seja ainda maior após esse período.

Danielle encerra fazendo questionamentos sobre o assunto e sobre como a luta como o racismo está sendo vista no cenário atual.

 

Saiba mais sobre o Congrenf

Lembrando que as palestras acontecem no horário marcado, mas ficam disponíveis para acesso gratuito até o final do congresso. Sendo assim, você terá mais tempo para ver e rever todo o conteúdo e não perder nada!

O XVI Congrenf segue até a próxima sexta-feira, totalmente online. As mesas e palestras também serão disponibilizadas em vídeo nas redes sociais do Sindipetro-NF. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em congresse.me/eventos/congrenf.